8 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
8 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

Bolsonaro é alvo de críticas em debate no Parlamento Europeu da pandemia na América Latina

29 de abril de 2021
0
Bolsonaro confirma fim do auxílio emergencial: “Limite”
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, virou alvo de críticas no Parlamento Europeu nesta quinta-feira (29), em uma sessão para discutir a pandemia na América Latina, onde foram criticados o “negacionismo” e a “necropolítica” do mandatário brasileiro.

O objetivo da sessão era discutir o impacto da pandemia na América Latina e como a União Europeia (UE) pode ajudar nos esforços dos países para enfrentar a Covid-19.

As discussões pretendiam analisar a relação entre a elevada desigualdade social e econômica e o avanço fora de controle da pandemia na região, mas as denúncias contra Bolsonaro acabaram por dominar a sessão.

“Por ação ou omissão, a necropolítica de Bolsonaro constitui um crime contra a Humanidade que deve ser investigado”, afirmou o eurodeputado espanhol Miguel Urbán.
Outro eurodeputado espanhol, Jordi Solé, advertiu que a gestão da crise de saúde por parte do presidente brasileiro pode “transformar o país em uma incubadora de novas cepas” do coronavírus.

Para a portuguesa Isabel Santos, a situação no Brasil é mais difícil por causa do “irracional negacionismo de Bolsonaro”, a quem acusou de “fazer tudo para que a população não seja vacinada”. “Não é um erro, e sim uma irresponsabilidade deliberada”.

Os legisladores conservadores que participaram no debate também apresentaram críticas, mas sem mencionar o nome do presidente brasileiro.

Para o também português Paulo Rangel, o impacto da pandemia foi agravado “por erros políticos e por visões negacionistas, como é o caso do Brasil”.
O espanhol Leopoldo López afirmou que é necessário “destacar a negação da gravidade por parte dos governantes de alguns dos países com maior população”.

Países mais afetados
O Brasil é o país mais populoso da região, com 212 milhões de habitantes. Na sequência vêm o México (128 milhões), Colômbia (50 milhões) e Argentina (45 milhões).

Brasil e México são também os países latino-americanos mais afetados pela pandemia. O Brasil é o segundo do mundo em número de mortes (398 mil) e o terceiro em casos confirmados (14,4 milhões).

O México é o terceiro em óbitos (215 mil) e o 15º em infectados (2,3 milhões), mesmo sendo um dos países que menos testam no mundo.

O Senado brasileiro instalou esta semana uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do governo na pandemia de coronavírus, no momento em que o número de mortos no país se aproxima de 400.000.

Desde o início da pandemia no Brasil, em fevereiro de 2020, Bolsonaro se opôs às medidas de isolamento social, rejeitou o uso de máscara, questionou a eficácia das vacinas e defendeu o uso de remédios, como a hidroxicloroquina, sem eficácia comprovada contra a doença.

G1

Você também pode gostar desses conteúdos

Lira e Lula se acertam sobre sucessão à presidência da Câmara
Política

Lira pede tempo a Planalto antes que Lula faça indicação à vaga no STJ

por Redação
7 de julho de 2025
Lula rebate defesa que Trump fez de Bolsonaro: “Somos um país soberano”
Política

Lula rebate defesa que Trump fez de Bolsonaro: “Somos um país soberano”

por Redação
7 de julho de 2025
“China quer fazer acordo”, diz Trump após subir taxas para 125%
Política

Trump promete tarifa de 10% para quem se alinhar às políticas do Brics

por Redação
7 de julho de 2025
Brics aprova parceria para eliminar doenças socialmente determinadas
Política

Brics aprova parceria para eliminar doenças socialmente determinadas

por Redação
7 de julho de 2025
Governo defende justiça tributária e não alta de imposto, diz ministro
Política

Governo defende justiça tributária e não alta de imposto, diz ministro

por Redação
4 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Alagoas é o segundo estado do país com maior percentual de idosos vacinados contra a Covid

Vereadora cobra transparência em pedido de empréstimo bilionário de JHC

Vereadora cobra transparência em pedido de empréstimo bilionário de JHC

4 de julho de 2025
Arthur Lira critica indiciamento de deputados pela PF e cita ditadura militar

Lira diz que STF não tem legitimidade para decidir sobre questões de orçamento

4 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

OAB Alagoas já registrou 45 denúncias de maus-tratos contra animais em 2025

7 de julho de 2025
Geral

Anvisa alerta sobre uso de formol como alisante de cabelos

7 de julho de 2025
Cultura

Lucas Guimarães lamenta morte do fotógrafo Guga Regis: ‘Era um ser muito especial’

7 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.