Da Redação
Um jovem, de 21 anos, epilético e com paralisia cerebral, é a vítima mais nova de Covid-19 em território alagoano nas últimas 24 horas. Ele, que morava em Santana do Ipanema, e mais 14 pessoas não resistiram a complicações da doença, sendo dez vítimas do interior e cinco da capital. O boletim desta segunda-feira (17) também confirma mais 676 novos contaminados.
Os números mais elevados no interior constata o que foi exposto no relatório semanal da Ufal. A Secretaria de Saúde ainda informa que 11.572 casos estão em investigação laboratorial, enquanto, entre os testados e com resultado positivo, 3.134 cumprem isolamento domiciliar. Por sua vez, 742 pacientes estão internados em leitos estaduais, sendo 310 na UTI.
Diante dos números de hoje, Alagoas chegou a mais uma triste marca, a de 4.508 óbitos. O total de casos é de 185 mil, mas quase 177 mil já são considerados recuperados do coronavírus. Até ontem, 798 mil doses de vacinas haviam sido aplicadas no estado, com 247 mil pessoas imunizadas com as duas doses recomendadas.
Sobre as mortes
As vítimas de Maceió eram quatro homens de 41, 66, 67 e 74 anos, além de uma mulher de 70 anos.
O homem de 41 não tinha comorbidades e morreu no Hospital Unimed, em Maceió; o homem de 66 anos tinha doença respiratória crônica e morreu no Hospital da Mulher (HM), em Maceió; o homem de 67 anos era diabético e morreu no Hospital da Mulher (HM), em Maceió; o homem de 74 anos era diabético, hipertenso e morreu no Hospital Unimed, em Maceió; e a mulher de 70 anos era diabética e morreu no Hospital Arthur Ramos, em Maceió.
Em relação às dez vítimas que residiam no interior do Estado, eram quatro homens de 21, 39, 49 e 73 anos, além de seis mulheres de 42, 54, 65, 71, 73 e 88 anos.
O homem de 21 anos, morava em Santana do Ipanema, tinha epilepsia, paralisia cerebral e morreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió; o homem de 39 anos, morava em Água Branca, tinha doença respiratória crônica e morreu em seu domicílio; o homem de 49 anos, morava em Capela, era obeso, diabético, hipertenso e morreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió; o homem de 73 anos, residia em Matriz do Camaragibe, não tinha comorbidades e morreu no Hospital da Mulher (HM), em Maceió.
A mulher de 42 anos, morava em Canapi, tinha doença cardiovascular crônica, diabetes e morreu no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; a mulher de 54 anos, morava em São Luís do Quitunde, tinha diabetes, hipertensão e morreu no Hospital da Mulher (HM), em Maceió; a mulher de 65 anos, morava em Arapiraca, era diabética, hipertensa e morreu no Hospital Medradius, em Maceió; a mulher de 71 anos, morava em Anadia, era diabética e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; a mulher de 73 anos, morava em Arapiraca, não tinha comorbidades e morreu no Hospital Regional, em Arapiraca; e a mulher de 88 anos, residia em Atalaia, não tinha comorbidades e morreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.
Leitos de Covid-19 do Estado
Dos 1.416 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 742 estavam ocupados até às 16 horas do domingo (16/05), o que corresponde a 52% do total. Atualmente, 310 pacientes estão em leitos de UTI, 15 ocupando leitos intermediários e 417 em leitos de enfermaria.
com Sesau














