8 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
8 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

Estudante conclui doutorado em Linguística na Ufal aos 24 anos

4 de junho de 2021
0
Estudante conclui doutorado em Linguística na Ufal aos 24 anos
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A trajetória acadêmica de Silvio Nunes é impressionante. No intervalo de oito anos, ele cursou a graduação em Letras-Português na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e fez a especialização, o mestrado e o doutorado em Linguística na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Agora, aos 24 anos, ele está entre os mais jovens doutores do país.

A cronologia acadêmica de Silvio é a seguinte: conclusão do ensino médio, em 2012; graduação em Letras, em 2016; Especialização em 2017, dissertação de mestrado defendida em 2019; tese de doutorado defendida em 13 de maio de 2021. O rapaz sempre estudou em instituições públicas e, atualmente, é professor substituto de Linguística da Faculdade de Letras (Fale) da Ufal e professor efetivo da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios-AL.

Essas conquistas acadêmicas são fruto de uma grande dedicação aos estudos. “Cursei ensino fundamental e médio em escolas do município de Maribondo. Gosto de estudar desde muito cedo. Minha mãe é professora do fundamental e foi com ela que aprendi a ler, a escrever e algumas outras habilidades, antes mesmo de chegar no ensino fundamental”, narrou o jovem.

Como sempre admirou a profissão da mãe, Silvio seguiu o caminho da licenciatura. “Sonhava em um dia ocupar essa posição, especialmente na rede pública. Com 15 anos, quando cursei o último ano do ensino médio, precisei me preparar para o Enem e os vestibulares de modo bastante autônomo. Quando chegava da escola dedicava um tempo para estudar questões de provas já aplicadas (de Enem e vestibulares de universidades estaduais), bem como assistir a videoaulas”, contou o jovem

Com tanta dedicação, o objetivo começou a ser alcançado quando Silvio Nunes foi aprovado no curso de Letras-Português da Uneal, no início de 2013, aos 16 anos. “Concluí o curso no segundo semestre de 2016. Logo depois, em março de 2017, iniciei o mestrado em Linguística na Ufal. Em maio de 2021, concluí o doutorado também na Ufal”, detalhou Silvio.

O jovem doutor compartilha as alegrias e as motivações de cada etapa alcançada. “Costumo dizer que essa conquista foi coletiva. Não me aproprio do discurso da meritocracia por este não possibilitar uma articulação com o social. Cheguei ao doutorado porque aproveitei as oportunidades que as universidades públicas e gratuitas me deram. Minha família, meus amigos, minha orientadora, Rita Zozzoli, professores, grupos de pesquisa, foram essenciais para alcançar essa meta”, destacou Silvio.

O pesquisador pretende continuar trabalhando para a melhoria da qualidade do ensino público. “Concluir o doutorado, para mim, foi uma grande realização profissional que me permite alçar voos mais altos e novos desafios. Minhas pesquisas de mestrado e doutorado tiveram foco no ensino (fundamental e superior) de língua portuguesa. Academicamente, meu interesse é de realizar estudo sobre formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada, área na qual estou situado há alguns anos”, ressaltou.

Silvio Nunes espera que as universidades públicas sejam fortalecidas, porque é nelas que pretende atuar. As universidades federais estão sofrendo cortes nos orçamentos que comprometem, inclusive, a possibilidade de realização de concursos públicos, mas, a perspectiva é que a situação precisa mudar. “Profissionalmente, meu objetivo é ser aprovado em concurso para professor efetivo de alguma instituição pública de ensino superior”, concluiu o pesquisador.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Anvisa aprova extensão de prazo de validade de vacinas da Janssen
Geral

Anvisa alerta sobre uso de formol como alisante de cabelos

por Redação
7 de julho de 2025
Antecipação: Sindicatos melhoram acordo salarial com a Prefeitura de Maceió
Geral

Antecipação: Sindicatos melhoram acordo salarial com a Prefeitura de Maceió

por Redação
7 de julho de 2025
Via interditada para demolição no bairro do Pinheiro é liberada
Geral

Via interditada para demolição no bairro do Pinheiro é liberada

por Redação
7 de julho de 2025
Jurados condenam réu a 25 anos de prisão por feminicídio no Clima Bom
Geral

Acusado de matar por ciúme vai a júri em Maceió nesta segunda-feira (7)

por Redação
7 de julho de 2025
Polícia prende em PE um dos líderes do tráfico de drogas de Alagoas
Geral

Polícia prende em PE um dos líderes do tráfico de drogas de Alagoas

por Redação
7 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Marido de Paulo Gustavo desabafa após piora do ator: ‘Vivendo dias difíceis’

Thales Bretas fala de um mês sem Paulo Gustavo: "Nenhum minuto sem você"

Vereadora cobra transparência em pedido de empréstimo bilionário de JHC

Vereadora cobra transparência em pedido de empréstimo bilionário de JHC

4 de julho de 2025
Arthur Lira critica indiciamento de deputados pela PF e cita ditadura militar

Lira diz que STF não tem legitimidade para decidir sobre questões de orçamento

4 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

OAB Alagoas já registrou 45 denúncias de maus-tratos contra animais em 2025

7 de julho de 2025
Geral

Anvisa alerta sobre uso de formol como alisante de cabelos

7 de julho de 2025
Cultura

Lucas Guimarães lamenta morte do fotógrafo Guga Regis: ‘Era um ser muito especial’

7 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.