O desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo se despediu, nesta terça-feira (22), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). “Concluo a minha missão no Poder Judiciário do meu estado. Não há tristeza na despedida, há apenas emoção que me toca profundamente”, disse o desembargador, que se aposenta após mais de 45 anos dedicados à magistratura.
Em seu discurso, Pedro Augusto Mendonça agradeceu aos colegas magistrados, com quem disse ter tido “uma convivência afetiva e efetiva”. “Vou sentir saudade do relacionamento habitual com os desembargadores, assessoras e servidores da Corte”, ressaltou.
Pedro Augusto Mendonça, que completa 75 anos no próximo dia 28, ingressou na magistratura alagoana em 1976, tendo atuado nas comarcas de Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios, Arapiraca e Maceió. Foi promovido a desembargador do TJAL em 2008, tendo sido vice-presidente da Corte no biênio 2009-2010.
Em 2017 e 2018, foi vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL). Em 2019, assumiu a Presidência da Corte eleitoral.
“Como qualquer ser humano, tenho as minhas limitações, dúvidas e apreensões, mas tenho a consciência tranquilizada, porque sei que trabalhei para não errar. Encerro como iniciei a minha jornada neste Tribunal: elevando meus pensamentos ao criador para agradecer por tudo o que me foi dado e confiado”.
Homenagens
Pedro Augusto Mendonça recebeu homenagens de servidores, desembargadores, familiares e da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). Um vídeo mostrando a trajetória do desembargador foi exibido pela Diretoria de Comunicação (Dicom) durante a solenidade.
“Pedro nunca precisou falar alto para ser ouvido. Tive o privilégio e a honra de trabalhar com ele na 2ª Câmara Cível do Tribunal. Aprendi muito, não só na parte técnica, mas no jeito de ser”, afirmou o presidente do TJAL, Klever Loureiro.
O corregedor-geral da Justiça, Fábio Bittencourt, disse ter sido uma honra dividir o ofício judicante com o colega. “O desembargador Pedro é um julgador de escol, com elevado espírito público e reconhecido por sua gentileza e fidalguia. Com certeza fará muita falta ao Poder Judiciário”.
Para o vice-presidente da Corte, José Carlos Malta Marques, o colega conclui a missão funcional de maneira formidável. “Ele pode olhar para trás e dizer que percorreu bem a sua estrada”.
O desembargador Tutmés Airan disse que o amigo é um exemplo de retidão e que tem uma trajetória de sucesso. Já o desembargador Alcides Gusmão afirmou que o colega é exemplo de profissionalismo e de postura ética e moral.
Para o desembargador Otávio Praxedes, Pedro Augusto Mendonça é um “ícone no Poder Judiciário de Alagoas”. “É uma pessoa muito querida, respeitosa e reservada, que passa segurança para todos”. Já o desembargador Fernando Tourinho afirmou que o colega é um homem calmo e um julgador firme e decidido.
TJ-AL















