Redação
A Mineração Vale Verde, que atua no Agreste alagoano, será investigada pelo Ministério Público Federal após animais aparecerem mortos em uma região onde a empresa realiza suas atividades. A informação foi confirmada pelo órgão nesta terça-feira (03).
A denúncia desta vez é que uma explosão causou o óbito de um bezerro em Craíbas, o que seria o quarto caso em menos de seis meses. Num vídeo publicado nas redes sociais, um homem vizinho do empreendimento aparece revoltado: “A desgraça para quem mora perto é grande”.
De acordo com os relatos, ao menos quatro animais morreram devido a explosões no subsolo, além disso, sustos por conta do barulho das bombas têm causado interrupção nas gestações dos animais.
“Até o momento, o Ministério Público Federal (MPF/AL) não recebeu nenhuma denúncia sobre as explosões decorrentes das atividades da Mineradora Vale Verde. No entanto, a partir de notícia veiculada, o órgão ministerial abriu procedimento investigatório para apurar os fatos relatados pela imprensa”, afirmou o MPF por nota.
Com investimentos na casa de R$ 1 bilhão, a Vale Verde foi inaugurada oficialmente em junho, prometendo gerar 600 empregos direto e mais 1.800 indiretos à população da área. A empresa deve operar por 14 anos e estima uma produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano.














