As equipes de manutenção técnica da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), registraram nos últimos nove meses, um total de sete furtos de cabos de fios de cobre em Maceió. Segundo registros da Sima, o ato criminoso já é um problema recorrente que causa prejuízos à população e aos cofres públicos.
Foram detectados, este ano, três furtos em Cruz das Almas, dois furtos em Jacarecica e dois furtos de cabos no bairro do Farol. Ao todo, a Superintendência contabiliza que 10,5 km de cabos foram furtados, um dano de R$ 304.021,56 ao cofre municipal.
Quando o ato de furto de cabos de fios de cobre é consumado, a população é penalizada por conta da insegurança. A avaliação é do superintendente da Sima, João Folha. Para ele, também é importante que as pessoas denunciem as práticas criminosas para que o Poder Público possa agir e tomar as providências necessárias.
“Além de causar um grande prejuízo financeiro, o ato do furto de cabos de cobre também traz insegurança para a população que trafega na região, pois no momento da retirada do fio todo o ambiente fica às escuras, causando uma vulnerabilidade local. E a própria população pode seguir realizando denúncias por meio dos canais de atendimento, contribuindo que a Prefeitura intensifique ações para coibir estas práticas criminosas”, ressalta João Folha.
As solicitações de manutenções e serviços podem ser realizadas pelos canais de atendimento da Sima, tanto pelo Disque Luz no 0800 031 9055 quanto pelo aplicativo Ilumina Maceió. Também é possível acionar a Sima via e-mail em atendimento@sima.maceio.al.gov.br.
Secom Maceió