Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
28 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
28 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Governo Federal suspende ‘Operação Carro-Pipa’ nos municípios do Sertão

29 de setembro de 2021
0

Reprodução/Arquivo

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Diante da decisão do Governo Federal, o Exército Brasileiro comunicou a suspensão da Operação Carro-Pipa nos municípios localizados no semiárido nordestino, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo, que estão em situação de emergência ou calamidade pública, devidamente reconhecidas pelo Poder Executivo. O programa distribui água potável às comunidades afetadas pela seca, com a cooperação entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Defesa (MD).

Em Alagoas, um dos estados que será mais afetado, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, repudiou a decisão e pediu o retorno imediato da Operação. O programa atende a 137 mil pessoas, que são distribuídas em 600 localidades da zona rural de 42 municípios do Sertão e Semiárido.

“O que já era precário vai ficar insustentável, porque as famílias vão ficar sem o básico para sobrevivência. Essa é mais uma omissão do Governo Federal com os municípios, porque estamos em um momento que a seca se prolonga ainda mais. A população está sofrendo para ter acesso a água. Estamos em uma condição difícil para sobrevivência, com a grande inflação, com o aumento do gás e da cesta básica. Com isso, nós fazemos um apelo para que o Ministério do Desenvolvimento Regional continue a aportar recursos para a continuidade da Operação Pipa”, disse Hugo.

Por meio de ofício, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, com sede em Maceió, informou às prefeituras que a operação será suspensa a partir de 20 de outubro. O comunicado explica que o recurso previsto para essa finalidade, conforme prevê a Lei Orçamentária Anual, já foi totalmente utilizado. Até a data prevista, a gestão da Operação Pipa será mantida com aproximadamente 40% do previsto “em face dessa limitação (…) podendo ser ativada novamente a partir da descentralização dos recursos necessários para a complementação mensal”, explica o ofício.

A AMA pede um posicionamento oficial do Exército para que o Governo Federal reveja essa decisão contra o povo alagoano. A Operação é comandada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em conjunto com o Ministério da Defesa, mas a liberação de recursos fica a cargo do Ministério da Economia.

Em 2020, a média mensal de atendimento foi de cerca de 2 milhões de pessoas em 600 municípios. Uma média de 4,2 mil carros-pipa foram contratados por mês. No total, foram investidos R$ 603 milhões para o serviço.

Redação & AMA

Você também pode gostar desses conteúdos

Grupo Coringa deve indenizar família de funcionário morto em acidente
Interior

Justiça condena homem a 63 anos de prisão por estupro de vulneráveis em Arapiraca

por Redação
22 de junho de 2026
Água Branca deve indenizar família de adolescente autista agredido em escola
Interior

Água Branca deve indenizar família de adolescente autista agredido em escola

por Redação
11 de junho de 2026
Pilar recebe gestores de todo o Brasil e apresenta modelo de educação bilíngue que se tornou referência nacional
Interior

Pilar recebe gestores de todo o Brasil e apresenta modelo de educação bilíngue que se tornou referência nacional

por Redação
10 de junho de 2026
Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante Caravana no Pilar
Interior

Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante Caravana no Pilar

por Redação
8 de junho de 2026
MPAL ajuíza Ação Civil Pública para questionar contratação realizada pelo Município de Feira Grande
Interior

MPAL ajuíza Ação Civil Pública para questionar contratação realizada pelo Município de Feira Grande

por Redação
3 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Mãe do empresário Luciano Hang morre após ser internada com Covid-19

Hang confirma que mãe morreu de covid e cita 'erro' em atestado da Prevent

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso

28 de junho de 2026
Geral

CDH aprova proposta para reforçar combate à violência sexual digital infantil

27 de junho de 2026
Política

Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua

27 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.