19 de maio de 2022
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
19 de maio de 2022
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
728x90px
728x90px
Redação

Redação

Em depoimento, Bolsonaro diz que Moro condicionou troca na PF à vaga no STF

4 de novembro de 2021
0
Em depoimento, Bolsonaro diz que Moro condicionou troca na PF à vaga no STF
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O presidente Jair Bolsonaro afirmou à PF (Polícia Federal) que o ex-ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) teria concordado com a substituição do então diretor-geral da corporação, Maurício Valeixo, pelo diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem, desde que ela fosse feita depois de sua indicação a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

A declaração de Bolsonaro consta em depoimento prestado à PF na noite de 4ª feira (3.nov.2021), no Palácio do Planalto. Eis a íntegra do depoimento (2 MB).

A troca foi o estopim que levou o ex-juiz da Lava Jato a se demitir do governo em abril de 2020 e é a base da investigação sobre suposta interferência política do Planalto na PF.

“Que ao indicar o DPF (Delegado de Polícia Federal) Ramagem ao ex-ministro Sérgio Moro, este teria concordado com o presidente desde que ocorresse após a indicação do ex-Ministro da Justiça à vaga no Supremo Tribunal Federal”, afirma a transcrição do depoimento de Bolsonaro.

O presidente também afirmou em outro trecho do depoimento que cobrou de Moro um maior “empenho” em investigações envolvendo Adélio Bispo e o porteiro do condomínio Vivendas da Barra. O funcionário disse ter visto o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz afirmar que estava indo à casa 58 do conjunto, pertencente à família de Bolsonaro, no dia do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco. Vieira de Queiroz é réu pelo homicídio da ex-congressista.

Segundo Bolsonaro, apesar de “insistentes pedidos” para Moro, ele “não observou nenhum empenho ou preocupação do ex-ministro Sérgio Moro em solucionar rapidamente o caso”.

Bolsonaro foi ouvido como investigado no inquérito sobre suposta interferência política na PF. A investigação foi instaurada em abril de 2020, na esteira da demissão de Moro. O ex-ministro acusou o presidente de atuar para substituir o comando da corporação para fins pessoais. Na ocasião, Bolsonaro demitiu Valeixo, escolhido a dedo por Moro para a direção da PF.

No lugar de Valeixo, Bolsonaro tentou nomear o diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem, nome próximo da família do presidente. A iniciativa foi barrada por decisão de Alexandre de Moraes, que suspendeu a indicação.

Em nota, a defesa de Moro afirmou nesta 5ª feira que foi “surpreendida” com a informação de que o presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento à PF (Polícia Federal). O criminalista Rodrigo Sánchez Rios disse que não foi comunicado com antecedência para participar da oitiva.

“A Defesa do ex-ministro Sérgio Moro foi surpreendida pela notícia de que o presidente da República, investigado no Inquérito 4831, prestou depoimento à autoridade policial sem que a defesa do ex-ministro fosse intimada e comunicada previamente, impedindo seu comparecimento a fim de formular questionamentos pertinentes, nos moldes do que ocorreu por ocasião do depoimento prestado pelo ex-ministro em maio do ano passado”, disse Rios. “A adoção de procedimento diverso para os dois coinvestigados não se justifica, tendo em vista a necessária isonomia entre os depoentes”.

Poder360

Você também pode gostar desses conteúdos

Instituto de combate a doenças raras deve fechar as portas em Maceió por falta de apoio
Política

Dr. Hemerson Casado confirma pré-candidatura a deputado federal

por Redação
19 de maio de 2022
Política

Bolsonaro: Brasil é país que menos sofre com preço de combustíveis

por Redação
19 de maio de 2022
Lira prioriza pedido de cassação de desafeto e segura de aliados do governo
Política

Lira defende saída equilibrada para minimizar reajuste em tarifas de energia elétrica

por Redação
18 de maio de 2022
Política

Marx Beltrão faz apelo para que Bolsonaro ajude a impedir aumento na energia

por Redação
19 de maio de 2022
MRV apresenta projeto a JHC para construção de empreendimento habitacional em Maceió
Política

MRV apresenta projeto a JHC para construção de empreendimento habitacional em Maceió

por Redação
18 de maio de 2022

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post
Vaza lista de possíveis secretários escolhidos por JHC

Aprovação de JHC chega a 77%, diz pesquisa

Prefeitura de Penedo é denunciada por contratar sem licitação cantor por R$ 200 mil

Prefeitura de Penedo é denunciada por contratar sem licitação cantor por R$ 200 mil

19 de maio de 2022
Polícia Civil indicia 77 pessoas por fraude nos concursos da Segurança Pública

Polícia Civil indicia 77 pessoas por fraude nos concursos da Segurança Pública

19 de maio de 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Fim de semana deve ser de fortes chuvas em Alagoas, alerta Defesa Civil

19 de maio de 2022
Sem categoria

BMW inaugura concessionária em Maceió

19 de maio de 2022
Sem categoria

Pedido de revogação da Lei Seca no STF é alvo de debate entre parlamentares alagoanos

19 de maio de 2022

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.