Redação
O Ministério Público de Alagoas instaurou procedimento para investigar a operação da Mineração Vale Verde, em Craíbas, município do Agreste. Os trabalhos da mineradora estão causando rachaduras em residências próximas ao local de atuação da empresa, conforme relatos de moradores à imprensa.
A portaria do procedimento preparatório foi publicada nesta terça-feira (15), no Diário Oficial do órgão ministerial. Populares que possuem casas no entorno denunciam que explosões nas minas vêm ocasionando barulho intenso e tremores. Com danos estruturais visíveis nas paredes, os moradores estão com medo.
O promotor de Justiça responsável Cláudio José Moreira Teles, no documento de instauração, citou o temor da população da região, assim como destacou que o Ministério Público Federal também deve acompanhar o caso.
A Vale Verde inaugurou a unidade em meados do ano passado, mas começou a implantação em 2018, cujo investimento ultrapassa R$ 1 bilhão. A empresa atua na extração de minério de cobre. Em agosto, quando surgiram as primeiras reclamações, a Vale Verde argumentou que segue os padrões de segurança e a legislação, não sendo comprovada a ligação das atividades com os problemas estruturais nos imóveis. A reportagem busca novo contato com a empresa.