Redação
Um idoso de 68 anos, encontrado em situação de maus tratos causada pela própria família, foi resgatado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), na cidade de Arapiraca.
Segundo o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI), a família alegou que o idoso era de difícil convívio. O senhor possui diabetes e ainda tem a perna direita amputada.
“No local, foi constatado que o idoso se encontrava alojado no quintal da casa, deitado sem roupas em um sofá molhado. Além disso, o espaço era coberto por telhas de amianto e compartilhado com galinhas e um cachorro, completamente inadequado para um idoso”, relata Priscila Araújo, coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca.
As técnicas do NAPI realizaram a visita domiciliar após receber a denúncia de abandono encaminhada por uma Unidade Básica de Saúde.
“Ele passava todo o tempo nesse local, na dependência de terceiros para atender às suas necessidades. Como se encontrava lúcido, o próprio pediu que fosse retirado de lá e levado para um abrigo”, completou Priscila.
Diante dos fatos e atendendo à vontade da vítima, a equipe do núcleo retirou o idoso da residência e o encaminhou para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), onde ele receberá assistência integral com profissionais qualificados.
Serviço
Os atendimentos oferecidos pelo NAPI incluem atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.
Para quem busca esse serviço, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Maceió funciona na Casa de Direitos, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, com atendimento disponível das 8h00 às 17h00. Já em Arapiraca, o NAPI funciona na Casa de Direitos, situada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, também de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
*com Assessoria