Redação
Nesta sexta-feira (20), a Polícia Federal exonerou o delegado Sandro Luiz do Valle Pereira da chefia da superintendência em Alagoas. Consta no Diário Oficial que foi a pedido. Ainda não foi nomeado o substituto.
Apesar da saída por pedido, a exoneração ocorre pouco tempo após o jornal Folha de São Paulo denunciar que houve ingerência política do governo Jair Bolsonaro para barrar a troca já decidida pelo diretor-geral da PF, Márcio Nunes.
Com o relato do jornal, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) emitiu nota em que afirma que a acusação é grave, pois ameaça a autonomia dos gestores da instituição.
“A situação relatada pela imprensa em que, supostamente, o Diretor-Geral da PF se vê impossibilitado de realizar a troca na cadeia de comando da Polícia Federal em Alagoas, se confirmada, é fato gravíssimo e inaceitável, demonstrando grave ingerência externa nas atribuições operacionais inerentes à direção do órgão”, diz a publicação.
Sandro do Valle assumiu a superintendência alagoana em agosto do ano passado. Vale ressaltar que mudanças nos comandos da Polícia Federal têm acontecido com frequência na gestão Bolsonaro. Antes do fim do mandato, quatro delegados já estiveram à frente da direção-geral.
Ontem (19), o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Alagoas (Sinpofal) emitiu uma nota em solidariedade ao superintendente, conforme abaixo.
“O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Alagoas, enquanto representante de quase 85% dos Policiais Federais de Alagoas, vem primeiramente reafirmar seu compromisso pela valorização da Carreira Policial Federal indissolúvel e os esforços conjuntos pela reestruturação tão aguardada, na oportunidade aproveita para prestar solidariedade ao Superintendente Sandro Luiz do Valle Pereira, a quem confiam pela sua isenção e pelos nobres serviços prestados à sociedade brasileira e alagoana ao longo de sua jornada laborativa enquanto Policial Federal e Superintendente da Polícia Federal de Alagoas. Policial Federal que, em sua jornada, cumpre com fidelidade, legalidade, coragem, ética e lealdade os mandamentos e valores dos Policiais Federais.”














