O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta quarta-feira (1) a situação de emergência em mais três cidades de Alagoas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o litoral da Região Nordeste. Estão na lista Jequiá da Praia, Coqueiro Seco e Lagoa da Canoa.
Em Lagoa da Canoa, o reconhecimento ocorreu de forma sumária, que ocorre em casos de desastres de grandes proporções e com base apenas no requerimento e no decreto de emergência ou de calamidade do estado ou do município. O objetivo é acelerar as ações federais de resposta.
Também nesta quarta-feira, o MDR publicou no Diário Oficial da União (DOU) as portarias que autorizam o repasse de R$ 3,1 milhões para o município de Penedo e outros R$ 212 mil para Roteiro. Os investimentos federais serão usados na compra de cestas básicas, colchões e kits de limpeza para a população afetada.
Este é o primeiro repasse para municípios alagoanos afetados pelas fortes chuvas no Nordeste do País. Nos próximos dias, deverão ser liberados recursos para outras quatro cidades: Coruripe, São Miguel dos Campos, Rio Largo e Maceió.
Desde as primeiras ocorrências no estado, uma equipe técnica do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional está instalada na capital alagoana para ajudar os municípios afetados.
Assessoria