Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
26 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
26 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Fome cresce e já atinge 33,1 milhões de pessoas no Brasil em 2022

8 de junho de 2022
0
Fome cresce e já atinge 33,1 milhões de pessoas no Brasil em 2022

A child from the indigenous Warao people from the Orinoco Delta in eastern Venezuela, is seen near a bus terminal in Manaus, Brazil January 14, 2019. Picture taken January 14, 2019. Credito: Bruno Kelly/Reuters

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Redação

Pesquisa divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), nesta quarta-feira (8), diz que cerca de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil. É quase o dobro do registrado em 2020.

Os dados foram coletados entre novembro de 2021 e abril de 2022, com entrevistas em 12.745 residências em áreas urbanas e rurais, em 577 municípios em todo o país.

Segundo a Rede Penssan, o quadro atual é “ainda mais perverso” por conta da piora no cenário econômico, pelo acirramento das desigualdades sociais e pelo segundo ano de pandemia da covid-19.

“A pandemia surge neste contexto de aumento da pobreza e da miséria, e traz ainda mais desamparo e sofrimento. Os caminhos escolhidos para a política econômica e a gestão inconsequente da pandemia só poderiam levar ao aumento ainda mais escandaloso da desigualdade social e da fome no nosso país”, diz Ana Maria Segall, médica epidemiologista e pesquisadora da Rede Penssan.

No atual momento, apenas 4 entre 10 lares estão em condição de segurança alimentar. Os 6 restantes variam em uma escala entre os que permanecem preocupados com a possibilidade de não conseguirem alimentos no futuro e os que já estão passando fome. No total, são 125,2 milhões de brasileiros com insegurança alimentar, aumento de 7,2% em relação a 2020 e de 60% em comparação com 2018.

“Já não fazem mais parte da realidade brasileira aquelas políticas públicas de combate à pobreza e à miséria que, entre 2004 e 2013, reduziram a fome a apenas 4,2% dos lares brasileiros. As medidas tomadas pelo governo para contenção da fome hoje são isoladas e insuficientes, diante de um cenário de alta da inflação, sobretudo dos alimentos, do desemprego e da queda de renda da população, com maior intensidade nos segmentos mais vulnerabilizados”, avalia Renato Maluf, coordenador da Rede Penssan.

Você também pode gostar desses conteúdos

Homem é preso após reconhecimento facial no São João de Maceió
Geral

Homem é preso após reconhecimento facial no São João de Maceió

por Redação
26 de junho de 2026
Itamaraty confirma morte de 2 brasileiros nos terremotos da Venezuela
Geral

Itamaraty confirma morte de 2 brasileiros nos terremotos da Venezuela

por Redação
26 de junho de 2026
PF faz buscas contra Daniel Vorcaro na 2ª fase da Compliance Zero
Geral

PF encontra novos indícios de ocultação de patrimônio ligados a Vorcaro

por Redação
26 de junho de 2026
Alagoas entra em estado de atenção com previsão de chuvas intensas até sábado
Geral

Alagoas entra em estado de atenção com previsão de chuvas intensas até sábado

por Redação
25 de junho de 2026
Senacon apura suspeita em anúncios de bet da CazéTV na Copa do Mundo
Geral

Senacon apura suspeita em anúncios de bet da CazéTV na Copa do Mundo

por Redação
25 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Itaú deve indenizar em R$ 32 mil cliente vítima de estelionato em Maceió

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

Vereador participa do lançamento do programa Sorriso da Gente, que amplia atendimento odontológico em Maceió

26 de junho de 2026
Política

Pesquisa Vox Brasil mostra Renan Filho à frente de JHC na disputa pelo Governo de Alagoas

26 de junho de 2026
Geral

Homem é preso após reconhecimento facial no São João de Maceió

26 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.