Redação
Funcionários da Viambiental, empresa responsável pela coleta de lixo de Maceió, voltaram a protestar contra atrasos salariais. Nesta segunda-feira (12), eles bloquearam trecho da BR-316, com queima de móveis e galhos de árvores.
De acordo com os trabalhadores, o atraso no pagamento dos vencimentos varia de 30 até 60 dias em alguns casos, fora outros direitos e benefícios, como adicional de férias e o vale alimentação. Os manifestantes disseram que dessa forma não há como continuar com os serviços.
Ambos os sentidos da rodovia foram liberados no início da tarde. Questionada, a Viambiental disse que lamenta os transtornos aos funcionários e à população, mas aguarda o pagamento por parte da Prefeitura de Maceió para quitar os salários.
Já a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) responsabilizou a terceirizada pela situação, pois não há pendências com a empresa, afirmando que a Viambiental é quem não está repassando os valores aos trabalhadores.
Vale lembrar que o imbróglio entre a gestão municipal e a empresa vem de longa data, desde a época do ex-prefeito Rui Palmeira. Mais recente, JHC chegou a cancelar o contrato em razão do descaso recorrente na coleta e com os trabalhadores, cenário revertido judicialmente.














