O prefeito de Maceió, JHC, garantiu nesta quarta-feira (28) em solenidade que lotou o auditório da Associação Comercial, no bairro de Jaraguá, mais duas mil vagas para o programa CNH Social. A iniciativa facilita mais oportunidades de emprego para os maceioenses.
Em Alagoas, os custos para obter uma Carteira Nacional de Habilitação podem variar entre R$ 1,5 mil (categoria B) a R$ 1 mil (categoria A). Por isso, o programa é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único, que dificilmente teriam condição financeira de conseguir uma carteira de motorista.
“Hoje é um dia muito especial para muitos de vocês. Isso era um sonho distante, ter uma carteira de habilitação, ter que desembolsar quase dois mil reais para poder ter um documento público, que é um passaporte para o emprego e outras oportunidades na vida. Maceió antes não olhava para esses jovens e mulheres brilhantes, não era uma cidade inclusiva, de oportunidades, e nós precisávamos virar o jogo e contar com a força de trabalho de vocês”, disse JHC.
Inscrições – https://www.cnhsocial.semas.maceio.al.gov.br/cnh-social/pages/login.faces
O prefeito destacou ainda que boa parte dos contemplados é formada por mulheres que agora terão oportunidade de garantir renda.
“Nós tivemos nas primeiras etapas uma média de 68% de mulheres. E a gente tem muita mulher com o desejo de pilotar uma moto, um carro, de ter sua independência financeira. Muitos já tinham, inclusive, moto, mas não tinham dinheiro para pagar a carteira habilitação, tinham um salão de beleza ou trabalhavam em alguma loja. Essa é mais uma oportunidade que nós estamos entregando na mão dessas pessoas, especialmente mulheres de baixa renda a ter uma possibilidade de emprego e trabalho, de serem autônomas. Com isso, a gente vai tornando Maceió uma cidade inclusiva”, afirmou o gestor.
Acesso gratuito – No programa, todo o processo para obtenção da primeira CNH é gratuito e os alunos também recebem o auxílio-transporte e alimentação para poder fazer as aulas na autoescola. Os participantes podem optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto.
Antes do curso de formação de condutores, os alunos participam de um curso de qualificação com o Sest/Senat, sobre noções de transporte rodoviário, de carga e de passageiros, além de logística, atendimento ao público, postura no ambiente de trabalho e relações interpessoais para que possam usar esses conhecimentos na hora de procurar uma vaga de trabalho.
“Já temos 400 pessoas habilitadas pelo programa da CNH Social e, hoje, o prefeito lançou mais duas mil vagas, ou seja, mais duas mil pessoas, em sua maioria desempregadas, que precisavam ter essa oportunidade de conseguir uma carteira de habilitação com mais facilidade. É mais um dia de alegria, mais um programa que dá certo e que vai beneficiar a população de Maceió”, informou o secretário de Assistência Social, Claydson Moura.
Secom















