Redação
A Santa Casa de Misericórdia de Penedo é mais uma unidade hospitalar a penalizar os funcionários com atrasos salariais. Hoje já é dia 20 de janeiro e ainda não houve o pagamento referente ao mês de dezembro, nem ao décimo terceiro. O problema também inclui o Hospital Regional Memorial Doutor José Correia Filho.
Trabalhadores que pediram para não se identificar afirmaram que ninguém aguenta mais essa situação. “É um absurdo, como é que se trabalha o mês todo e fica só na expectativa de receber? Temos filhos que precisamos manter, contas para pagar, comida faltando na mesa”, foi o desabafo.
Em conversa com a Folha, foi citado também que se houver reclamação sobre o salário, o funcionário é advertido. No Hospital Regional, em razão da pressão diária, trabalhadores estão entrando em afastamento por conta de problemas psicológicos. “E são proibidos de dizer o motivo se alguém perguntar, além do mais estão sem receber e são monitorados o tempo todo pela direção”.
“A situação da Santa Casa é pior do que se imagina. Além do atraso salarial da equipe que dá o sangue lá dentro, a desvalorização é gigante com os colaboradores. Uma direção que só pensa em crescimento individual, pouco faz pela instituição, que só sabe gritar e ser ignorante, medicação faltando, clínica cirúrgica parada, UTI parada, pediatras ameaçando parar se não houver o pagamento”, completaram.
A reportagem da Folha entrou em contato com o provedor da Santa Casa de Penedo, Eduardo Regueira. Por telefone, ele admitiu que a gestão não conseguiu efetuar o pagamento de dezembro, nem o 13º, e que o atraso ocorreu devido a uma mudança de procedimento, mas que estão se organizando quanto a isso.
O provedor prometeu que a quitação do salário vai acontecer até a próxima quarta-feira (25), enquanto aguarda um reforço do Ministério da Saúde para pagar o décimo. Segundo Regueira, o Governo Federal vai disponibilizar cerca de R$ 2 milhões para recompor os caixas das Santas Casas no início de fevereiro.
Ainda conforme Regueira, o cenário é o mesmo em todas as Santas Casas. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) informou que salários atrasados também estão acontecendo na Santa Casa de São Miguel dos Campos e em outros hospitais de Maceió e Arapiraca.















