Com problemas de abastecimento de água na região da Bacia Leiteira, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reuniu prefeitos e representantes da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal), ontem (06), para discutir soluções a curto prazo para diminuir o sofrimento da população.
“Esse é um problema crônico de décadas, a população sofre muito, principalmente nesse período de estiagem. Agora estamos com problemas nos equipamentos da captação e acredito muito que o governador Paulo Dantas, que é da região, vai conseguir regularizar a situação. Mas procuramos caminhos que minimizem a situação enquanto os investimentos não são realizados”, afirmou presidente Hugo Wanderley.
O presidente da AMA também explicou que as prefeituras estão se esforçando contratando carros pipas para abastecer prédios públicos e auxiliar o abastecimento das comunidades mais afetadas, mas uma das soluções mais eficientes é a reativação da adutora de Belo Monte.
“Hoje é o sistema Pão de Açúcar abastece os 18 municípios da Bacia Leiteira, uma rede gigante. Os municípios cresceram muito e essa rede ficou estrangulada, é necessário que haja um reforço. Com Belo Monte sendo reativada nós vamos ter uma melhoria no abastecimento de água de toda região”, destacou Wanderley.
O presidente da Casal, Luiz Neto, disse que os problemas de queda de energia prejudicaram os equipamentos de captação de água, mas está disposto a discutir soluções em curto prazo enquanto realiza o conserto deste material.
“Estamos aqui trazendo as nossas ações de saneamento e todas as ações a curto prazo para mitigar os problemas da falta d’água na Bacia Leiteira em decorrência da queda de energia e quebra dos nossos equipamentos. Estamos aqui unidos para resolver os problemas da melhor forma possível”, afirmou Luiz Neto.
Municípios da Bacia Leiteira – Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Monteiropolis, Olho d’água das Flores, Palestina, Pão de Açúcar, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha, Carneiros, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Dois Riachos, Olivença e Palestina.
Assessoria