O senador Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, foi eleito para comandar a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional pelos próximos dois anos. Para Renan, é o momento de o Brasil retomar o protagonismo na agenda internacional. Ele avalia que a CRE terá um papel importante neste aspecto.
Renan – Comissão importante, fundamental, que tem como propósito fundamental, enquanto nós estivermos a frente da sua condução, a reconstrução, o resgate, a restauração do papel que o Brasil sempre exerceu nas relações internacionais.
A Comissão de Relações Exteriores é responsável, por exemplo, por sabatinar e aprovar os indicados pela presidência da República para comandar embaixadas brasileiras no exterior. Renan Calheiros lembra que outro tema que será recorrente no colegiado é a defesa da democracia.
Renan – Fazendo com que o país volte a ser exemplo de soberania, de independência, de liberdade, de defesa da democracia, esse é o desafio para todos nós.
A definição do vice-presidente da Comissão acontecerá nas próximas reuniões da CRE. A Comissão tem 19 integrantes titulares e se reúne geralmente às quintas-feiras. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.
Agência Senado