8 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
8 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

Prefeitos pedem participação na construção de novo arcabouço fiscal

27 de março de 2023
0

Agências

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A partir desta segunda-feira (27), municipalistas de diversas regiões do país começam a desembarcar na capital da República para a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Com expectativa de receber 10 mil participantes entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e ministros, as demandas das cidades para os Três Poderes estarão em discussão até quarta-feira (29).

A abertura oficial será nesta terça-feira (28) e terá, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além de ministros e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Na parte da tarde, uma mesa deverá reunir a equipe econômica do governo Lula – os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) -, além do secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, e do relator do grupo que discute o tema na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Todos vão tratar da reforma tributária.

Pacto federativo
Nesta edição, considerada a maior de todas pela CNM, o tema central dos debates é o pacto federativo. Os prefeitos reclamam que ainda não foram chamados ao debate do novo arcabouço fiscal com o governo Lula e, segundo presidente da CNM, a reforma tributária só avançará se tiver o apoio dos prefeitos. “A reforma tributária só vai sair se os prefeitos apoiarem. Os deputados federais ouvem as suas bases”, avaliou Ziulkoski.

Uma das principais defesas da CNM é uma mudança na legislação para que o tributo fique na cidade onde houver o consumo. Atualmente, o dinheiro vai para o município da sede da empresa.

“Aqui está o fato gerador, aqui incide, gerou o tributo, aqui pagou e aqui ficou o recurso. Não tem cabimento da forma que está. Daria quase R$ 17 bilhões por ano que nós [prefeitos] estamos deixando de arrecadar”, argumentou.

Atualmente, duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) para a reforma tributária que tramitam no Congresso são defendidas pelo Ministério da Fazenda. Elas sugerem a unificação de vários tributos e não vão diminuir a arrecadação dos municípios, segundo o governo federal. O presidente da CNM afirmou que a PEC 110 tem boa parte das demandas dos municípios, mas que precisa de mais detalhes.

“Na PEC 110 estão praticamente 80% das nossas reivindicações. Se o relator, já disse ele, acolher [o texto] da 110, que ele está prometendo acolher, nós podemos apoiar a reforma tributária. Mas, primeiro, temos que ver. Eu não estou aqui antecipando o apoio. Mas os municípios precisam disso aí, a sociedade, principalmente, precisa”, ressaltou.

Outra preocupação destacada pelo dirigente da CNM foi o impacto das medidas – tomadas pelo Executivo e Legislativo – nos cofres dos municípios. Nesse sentido, ele destacou que não há mais espaço para novos impactos e que o cumprimento de medidas atuais vai depender de uma solução encontrada junto ao governo federal.

Um dos exemplos dados pelo dirigente é o piso nacional da enfermagem. Sob pena de não ser pago por falta de orçamento, se efetivado, os prefeitos defendem que ele venha acompanhado de aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

AB

Você também pode gostar desses conteúdos

Lira e Lula se acertam sobre sucessão à presidência da Câmara
Política

Lira pede tempo a Planalto antes que Lula faça indicação à vaga no STJ

por Redação
7 de julho de 2025
Lula rebate defesa que Trump fez de Bolsonaro: “Somos um país soberano”
Política

Lula rebate defesa que Trump fez de Bolsonaro: “Somos um país soberano”

por Redação
7 de julho de 2025
“China quer fazer acordo”, diz Trump após subir taxas para 125%
Política

Trump promete tarifa de 10% para quem se alinhar às políticas do Brics

por Redação
7 de julho de 2025
Brics aprova parceria para eliminar doenças socialmente determinadas
Política

Brics aprova parceria para eliminar doenças socialmente determinadas

por Redação
7 de julho de 2025
Governo defende justiça tributária e não alta de imposto, diz ministro
Política

Governo defende justiça tributária e não alta de imposto, diz ministro

por Redação
4 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Maceió segue com programação multicultural no Dia de São João

Prefeitura de Maceió nega que gastará R$ 40 milhões com São João: 'Fake'

Vereadora cobra transparência em pedido de empréstimo bilionário de JHC

Vereadora cobra transparência em pedido de empréstimo bilionário de JHC

4 de julho de 2025
Arthur Lira critica indiciamento de deputados pela PF e cita ditadura militar

Lira diz que STF não tem legitimidade para decidir sobre questões de orçamento

4 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

OAB Alagoas já registrou 45 denúncias de maus-tratos contra animais em 2025

7 de julho de 2025
Geral

Anvisa alerta sobre uso de formol como alisante de cabelos

7 de julho de 2025
Cultura

Lucas Guimarães lamenta morte do fotógrafo Guga Regis: ‘Era um ser muito especial’

7 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.