Redação
Com as compras sob suspeita de superfaturamento e os contratos sendo investigados pela Polícia Federal, kits de robótica obtidos pelo município de União dos Palmares seguem sem uso pelos alunos da rede pública. Isso depois de 1 ano e 3 meses da compra.
No caso, kits adquiridos junto à Megalic ainda estão na caixa e lacrados dentro de salas em escolas municipais. São 460 kits, cada um custando por volta de R$ 14 mil, inutilizados pelos alunos até o momento. Quem trouxe a revelação foi o jornal Folha de S. Paulo.
Ao todo, o município da zona da mata alagoana recebeu R$ 7,48 milhões do governo federal ano passado, na gestão Jair Bolsonaro (PL), via emendas parlamentares do relator, para adquirir os kits por meio do programa do Ministério da Educação.
Em nota, a Prefeitura disse que fez a capacitação para manuseio dos itens agora em março, e os kits serão enfim utilizados em sala de aula no começo de julho, na volta do recesso, que se iniciou nesta segunda (19).
Foi dito ainda, em entrevista à Folha de SP, que o processo foi idôneo por parte da gestão e que, embora União tenha recebido os kits, a Megalic ainda não recebeu nenhum centavo, após suspensão pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A empresa, porém, foi à Justiça, que determinou o depósito judicial dos valores.
A reportagem completa pode ser vista por assinantes no link a seguir: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/06/kit-robotica-segue-na-caixa-em-reduto-de-lira-1-ano-e-3-meses-apos-compra-sob-suspeita.shtml