Redação
Em entrevista para a Jovem Pan nesta segunda-feira (10), o atual ministro dos Transportes, Renan Filho, falou acerca da reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados (PEC 45/19), em referência aos investimentos na área dos transportes.
Para o ministro, a aprovação da PEC irá destravar toda a economia: “Certamente a reforma tributária ela vai destravar a economia inteira. A gente nem sabe bem qual será a nova realidade econômica do Brasil depois que essa reforma tributária for aprovada, sancionada e começar efetivamente a ser implantada. A gente sabe que vai melhorar e que vai melhorar muito”, afirmou Renan.
Ele também completa informando que há pessoas comparando essa mudança tributária no país com o Plano Real: “Tem gente comparando essa mudança tributária ao próprio Plano Real, que significou uma simplificação, uma organização da nossa base monetária. E agora a gente vai ter uma organização da nossa base tributária mais próxima do mundo, mais compreensível, mais simples, mais racional, o que vai reduzir custo da produção e também impostos a serem pagos pelo setor produtivo. E no final disso vai significar mais eficiência” completou.
Além disso, Renan associa a reforma tributária com a política fiscal que o atual Governo Federal vem implantando, a qual está sendo liderada pelo atual ministro da Economia, Fernando Haddad, e está elevando o Brasil.
“Somente seis meses depois do novo governo, a gente observa dólar em queda, inflação em queda e uma expectativa gigante do mercado de que o Banco Central baixe juros em meio ponto percentual já agora em agosto. Juros futuros já caíram. Balança comercial bate recorde. Emprego em alta. Investimento público e privado em alta. O PIB crescendo mais do que o estimado no começo do ano”, disse Renan.