Redação*
Na manhã da última terça-feira (3), foi votado, na Câmara Municipal de Maceió (CNM), o aumento do número de vereadores. As cadeiras agora saltam de 25, para 27 representantes. O pleito ocorreu em duas sessões.
Foram 20 votos a favor do Projeto de Emenda à Lei Orgânica, e um contrário, do vereador Leonardo Dias (PL). A autoria do projeto é da Mesa Diretora da Casa, com a aprovação, nas próximas eleições, em 2025, a Câmara contará com 27 integrantes.
A votação foi realizada de forma presencial, mas a vereadora Teca Nelma (PSD) participou de forma online. Com isso, Leonardo Dias solicitou à vereadora Silvânia Barbosa (MDB), que presidiu a sessão, que constasse em ata o voto favorável da vereadora Teca Nelma ao aumento no número de vereadores.
No final da votação, Teca pediu a palavra e afirmou que não estava presente à sessão no momento da votação.
“Eu não estava mais presente na sessão, por um compromisso pessoal, e não sabia nem que o projeto seria incluído em pauta. Quero deixar claro que não sou favorável ao aumento no número de vereadores, tanto que votei contrariamente na primeira votação”, explicou.
Silvânia Barbosa, no entanto, não aceitou o argumento, alegando que a presença remota é válida tanto quanto a presença em Plenário: “Vossa excelência estava presente. Não colocarei na ata que a senhora não estava. Legalmente, vossa excelência votou favorável ao projeto”.
*Com Jornal de Alagoas