15 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
15 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

MPF oficia IMA e ICMBio sobre mortandade de peixes no rio Santo Antônio

24 de outubro de 2023
0
MPF oficia IMA e ICMBio sobre mortandade de peixes no rio Santo Antônio

Reprodução

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Na manhã desta terça-feira (24), circulou nas redes sociais imagens em vídeo de grande mortandade de peixes, supostamente no rio Santo Antônio, no município da Barra de Santo Antônio, litoral norte alagoano.

Com o intuito de apurar a veracidade e a responsabilidade pelo possível crime ambiental, o Ministério Público Federal (MPF) expediu ofícios a serem cumpridos com urgência pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) APA Costa dos Corais. Além disso, foi requisitada a abertura de um inquérito policial pela Polícia Federal para investigar o incidente.

De autoria da procuradora da República Juliana Câmara, membro do núcleo do meio ambiente no MPF em Alagoas, os ofícios prevêem o prazo de 5 dias para que IMA e ICMBio enviem relatório de fiscalização no local, a fim de aferir a causa e os responsáveis pela mortandade de peixes, fiscalizando diretamente empreendimentos das proximidades que possam estar realizando descartes irregulares no corpo hídrico.

Ao IMA também foi solicitado que servidores da Gerência de Laboratório promovessem a coleta de amostras da água para análise, inclusive de eventual contaminação por metais pesados ou tiborna, no mesmo prazo de 5 dias.

Entenda
A situação do corpo hídrico do rio Santo Antônio, que corta os municípios de Barra de Santo Antônio e São Luís do Quitunde, em Alagoas, está sendo acompanhada pelo MPF. Um inquérito civil instaurado em 2020 investiga a morte de peixes no rio, que pode ter sido causada por poluição industrial, agrícola ou pelo esgoto doméstico.

O relatório final sobre a situação no rio, elaborado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), apontou que as principais causas de mortalidade de peixes são poluentes e contaminantes no ambiente aquático, eutrofização do meio aquático, pelo acúmulo de esgotos domésticos e industriais e consequente decomposição de matéria orgânica, alguma doença promovida por patógenos, e por floração de algas com liberação de toxinas.

O ICMBio também identificou fatores que podem estar contribuindo para a poluição do rio, como o lançamento de resíduos agroindustriais e a falta de tratamento de esgoto.

Em relação ao saneamento básico, a situação será monitorada junto às empresas BRK e Verde Alagoas, responsáveis pela universalização do esgotamento sanitário nos Municípios da Barra de Santo Antônio e de São Luís do Quitunde.

O MPF tem atuado em busca de cooperação de empresas e órgãos públicos para que adotem medidas para combater a poluição do Rio Santo Antônio e garantir a proteção da pesca, do meio ambiente e das pessoas que dependem de suas águas.

Veja

https://folhadealagoas.com.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Video-2023-10-24-at-13.37.02.mp4

/Ascom MPF

Você também pode gostar desses conteúdos

Prefeitura de Arapiraca lança edital e oferta 48 vagas para a Guarda Municipal
Interior

Prefeitura de Arapiraca divulga lista parcial de classificação do concurso da Guarda Municipal

por Redação
14 de julho de 2025
Homem é preso em flagrante por feminicídio em Arapiraca
Interior

Homem é preso em flagrante por feminicídio em Arapiraca

por Redação
14 de julho de 2025
MPF firma acordo que regulariza terras da comunidade quilombola de Bom Despacho
Interior

MPF firma acordo que regulariza terras da comunidade quilombola de Bom Despacho

por Redação
11 de julho de 2025
Haras em Atalaia registra morte de 69 cavalos e suspeita de ração contaminada
Interior

Haras em Atalaia registra morte de 69 cavalos e suspeita de ração contaminada

por Redação
11 de julho de 2025
Operação interestadual bloqueia R$ 7 milhões ligados à lavagem de dinheiro
Interior

PC conclui inquérito de violência doméstica em Quebrangulo e indicia agressor

por Redação
11 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
MP constata caos e requer realocação imediata do Hospital Portugal Ramalho

Instituições cobram apresentação de projeto sobre novo Portugal Ramalho

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

12 de julho de 2025
Avenida Fernandes Lima pode ter o nome mudado por questões históricas

DPE vai à Justiça para que Braskem pague pela desvalorização imobiliária

10 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião

14 de julho de 2025
Sem categoria

Membro de facção envolvido no Caso Maria Alice morre em operação

14 de julho de 2025
Economia

Governo Federal divulga tabela com todos os carros que terão IPI zero; confira

14 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.