Redação
Técnicos da Defesa Civil de Maceió confirmaram hoje (7) que dois abalos sísmicos foram registrados nessa segunda-feira (6) na região do Mutange, um dos bairros evacuados por conta da mineração da Braskem.
A escala de ambos, porém, foi baixa e não tem potencial de causar danos à superfície ou ser sentida pela população. O primeiro, de magnitude 1.15, ocorreu às 11h58, enquanto o segundo, de 1.38, às 13h44.
Haverá uma reunião entre as Defesas Civis da capital e estadual, além de representantes da mineradora, a fim de avaliar esses tremores. Com isso, foram paralisadas temporariamente as atividades de preenchimento das minas.
O órgão municipal também pediu que a Braskem repasse dados a respeito de sondagens nos locais atingidos. A empresa, por sua vez, ainda não se posicionou sobre os abalos.
Resposta
“A Braskem informa que os eventos microssísmicos detectados nessa segunda-feira, 6, pelos equipamentos de monitoramento ocorreram na área próxima ao antigo Hospital José Lopes.
A região possui uma rede de monitoramento robusta, uma das mais modernas do país, capaz de detectar movimentos de baixa intensidade em profundidade e superfície.
Os eventos ocorridos ontem foram de baixa magnitude e não alteraram a rotina da região. Preventivamente, a Braskem paralisou as atividades no local e comunicou à Defesa Civil.”