Redação*
Um novo estudo revela que a cada 21 segundos, um bebê nasce no Brasil. Totalizando impressionantes 5,6 nascimentos por minuto e 321 bebês a cada hora no país. Globalmente, o mundo testemunha mais de quatro (4,5) nascimentos a cada segundo, o que equivale a 267 bebês por minuto.
Esse tempo médio de nascimento é calculado com base em diversos fatores, incluindo a fecundidade, a mortalidade e a migração.
Em nível estadual, os números variam significativamente. No estado de São Paulo, um bebê nasce a cada minuto, enquanto no Rio de Janeiro, o intervalo é de 5 minutos e 48 segundos. Já no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, o tempo aumenta para 13 minutos. No Pará, há a redução para 6 minutos, e em Alagoas, um bebê a cada 41 minutos.
Contudo, o estado que detém o recorde de maior espaço de tempo é o Piauí, com um bebê nascendo a cada 1 hora e 16 minutos. Destacando a complexidade da dinâmica presente no país.
O Brasil atualmente, é o sétimo país mais populoso do mundo, com uma população de 203 milhões de pessoas em 2022. Projeções indicam que até 2045, esse número diminuirá para 181 milhões, refletindo a taxa de fecundidade atual de 1,7 (1 filho) por mulher.
/Agências