Maceió foi destaque no São Paulo Fashion Week. A coleção Alambique Fantasia, da Foz, marca do estilista maceioense Antonio Castro, levou à passarela, na última quinta-feira (9), uma grande celebração à moda e cultura alagoanas com um DNA recheado de regionalismo.
As peças trazem em sua essência bordados, rendedê e filé, além de crochê, trançado de palha e patchworks, confeccionadas com a participação de artesãos alagoanos. Castro teve patrocínio da Prefeitura de Maceió para levar seu trabalho pela primeira vez, com um desfile físico, para um dos mais importantes eventos do calendário da moda mundial.
“Ter o patrocínio da Prefeitura de Maceió é, antes de mais nada, uma chancela de que o meu trabalho como maceioense está sendo reconhecido. A gente não consegue fazer nada sozinho e a Foz é sobre coletividade. Ter apoiadores e o patrocínio da Prefeitura de Maceió comigo me permitiram construir uma coleção e uma apresentação dignas do que o maceioense é capaz. Fico muito lisonjeado e honrado de ter a prefeitura comigo nesse momento, porque o meu trabalho é com ser maceioense, ser alagoano, é sobre a minha origem”, comemorou o estilista.
Castro reforçou a importância do trabalho dos artesãos para a sua coleção. “O artesanato é o grande protagonista da coleção. Falo que o meu trabalho é uma moldura para o artesanato. Eu crio um suporte, a minha roupa é um suporte para que o artesanato brilhe. A nossa intenção é que esse casamento seja muito honesto e real. Acredito que unir esta técnica é engrandecer o meu trabalho e o trabalho dos artesãos. Isso tudo é sobre coletividade e reforça a potência que o artesão tem”, disse.
Presente à semana de moda, a primeira-dama de Maceió, Marina Cândia, destacou a força do artesanato e reforçou o talento dos artesãos locais.
“Para mim sempre fez parte do meu propósito e é muito natural enaltecer artistas da nossa terra. E hoje, estar aqui no maior evento de moda do Brasil e ver esses artistas tendo destaque, é a minha maior alegria. Maceió tem gente talentosa, tem gente que sabe fazer moda e hoje isso foi mais que validado. Olhar para as artesãs emocionadas ao verem suas obras de arte desfilarem em uma passarela, foi simplesmente incrível. Hoje, marcas como a Foz, Manu Melo e todas as artesãs que fizeram parte disso, elevam o padrão da nossa cidade. É uma honra para mim apoiar o artesanato e a moda local”, comemorou.
Marina usou uma peça assinada pela Foz e por Manu Melo. “Usamos o crochê, o crochê mais tradicional, o patchwork, como aquele usado em toalhas e paninhos, que a gente vê nas nossas casas. É o crochê mais referencial com um olhar contemporâneo. São as identidades da Foz e da Manu Melo com o estilo da primeira-dama”, explicou Castro sobre o conceito da criação.
Sandra Cartaxo, natural de Arapiraca, é uma das artesãs que atua com a Foz. Com uma peça em patchwork invertido, ou seja, usada pelo avesso, Sandra levou seu trabalho para a São Paulo Fashion Week. “Para nós, artesãos alagoanos, foi gratificante a parceria com a Foz, que conseguiu nos envolver em seu projeto e nos fez mergulhar na cachaça do Alambique Fantasia. Ter o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Maceió foi fundamental para permitir que vivenciássemos esse momento. Gratidão é o sentimento que nos define nesse momento”, afirmou.
/Assessoria