Redação
As delegacias no Brasil registraram 34 mil ocorrências de estupro no primeiro semestre de 2023. Desse total, 425 aconteceram em solo alagoano. Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta segunda-feira (13).
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve o crescimento de 14,9% na quantidade de casos em território nacional e de 1,7% em Alagoas. Se analisado os últimos anos, porém, o aumento chega a 21,1%, pois foram 351 no mesmo período do ano de 2019.
Isso significa que a cada 8 minutos uma menina ou mulher foi violentada. O Fórum destaca que a maior parte das vítimas de abuso sexual são crianças, e o local onde essa violência ocorre é dentro das próprias casas, com autoria de pessoas conhecidas das vítimas, geralmente familiares.
Feminicídio
O relatório também trouxe os números de feminicídio e homicídio doloso tendo vítimas mulheres, com 13 e 30 casos em Alagoas, respectivamente, representando um recuo de até 50% se comparado ao primeiro ano da base de dados, que foi 2019.
Contudo, se Alagoas apresenta queda, o Brasil no todo apresentou seu maior número registrado desde 2019 em série histórica na quantidade de feminicídios. Foram 722 crimes dessa natureza no primeiro semestre.