Redação
Com o agravamento dos tremores de terra e o risco iminente de afundamento de uma mina da Braskem no Mutange, o prefeito de Maceió, JHC, determinou, nesta quarta-feira (29), a criação imediata de um gabinete de crise.
“Vou comandar com profissionais de diferentes áreas, para coordenar a situação, preservar vidas e garantir a segurança de todos”, disse JHC, no início da tarde.
A Defesa Civil confirmou o risco de colapso da mina que fica na região do antigo campo do CSA, colado na Lagoa Mundaú. A Braskem informou, por sua vez, que paralisou as atividades na área.
Outro órgão a se posicionar foi o Ministério Público Federal (MPF), que foi informado sobre a possibilidade da ocorrência de afundamento abrupto do solo na região da lagoa.
“Nesta ocasião, recomendou a intensificação de todas as medidas de proteção das pessoas e de comunicação à sociedade, inclusive, com a publicação de alertas. Neste momento, reforça a necessidade de serem seguidas de forma irrestrita as orientações da Defesa Civil de não trafegar nas proximidades e não adentrar na lagoa”, explicou o MPF.