A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem deverá ser instalada nesta quarta-feira (13), às 9h. A abertura se dá quando acontece a primeira reunião para definir os presidente, vice-presidente, relator e iniciar os trabalhos.
A informação foi confirmada à coluna pela assessoria de imprensa do senador Otto Alencar (PSD-BA), membro mais velho do colegiado, responsável por agendar e conduzir a reunião que dá início às investigações.
A expectativa é de que o senador Omar Aziz (PSD-AM) seja o presidente, e Renan Calheiros (MDB-AL), o relator. O entendimento do senador Otto é de que a CPI deveria ter sido criada pela Assembleia Legislativa de Alagoas, em razão da crise ambiental instalada no estado alagoano. Mas que no cenário atual, a incumbência será do Senado.
A instalação estava prevista para esta terça, 12, mas foi remarcada para quarta. O governo Lula (PT) agia para tentar evitar a instalação por receio de que a investigação sobre avance sobre a Petrobras, que possui cerca de 35% de participação na Braskem.
A CPI ganhou força com a crise do afundamento de terrenos em Maceió sobre minas de extração de sal-gema, matéria-prima da soda cáustica.
Instalada, a CPI da Braskem deve votar somente o plano de trabalho ainda em 2023. As investigações e depoimentos devem ser realizados em 2024, na volta do recesso parlamentar. Pela Constituição, o Congresso entra em recesso em 22 de dezembro e retorna somente e 2 de fevereiro.
Agências