Leonardo Ferreira
Não é de hoje que a classe política sabe da importância de se utilizar das mídias para alavancar suas imagens e feitos. Na última década, as redes sociais se tornaram vitais nessa estratégia. Em Maceió, o atual prefeito JHC (PL) e sua equipe são conhecidos por essa conduta.
Esta semana, JHC alcançou a marca de 500 mil seguidores no Instagram, onde ele publica de tudo, desde o seu dia a dia, dentro e fora da política, como suas ações na cidade, das mais simples, como aparição em eventos, às complexas, como no caso do afundamento da mina 18, no Mutange.
Com o suporte da assessoria de comunicação, são fotos, artes, declarações, transmissões ao vivo, assim como fazem os influenciadores digitais. O número representa mais da metade da população de Maceió, que é de 957.916 pessoas, segundo o último levantamento do Censo.
Com a marca, JHC ultrapassou o ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho, que acumula 489 mil, tornando-se, portanto, a figura política com mais público de Alagoas, o que foi comemorado pelo prefeito e equipe.
“Os últimos anos foram de muitas conquistas, realizações e transformações da nossa cidade. O que antes não tinha, agora tem! E esse expressivo número de seguidores só mostra que estamos no caminho certo, buscando a transparência e o diálogo com o povo. Estamos construindo hoje a Maceió do futuro”, disse JHC, através da assessoria, sobre a marca atingida.
Isso não é garantia de voto, pois já vimos vários famosos, do meio político ou não, fracassarem nas urnas. No entanto, traduz o alto investimento da atual gestão municipal com comunicação e publicidade.
Maceió atraiu para si os chamados cartões postais “instagramáveis”, a exemplo da cadeira gigante na orla. Diante disso, dá para chamar JHC, favorito à reeleição, como o prefeito instagramável.