Redação*
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai ofertar 5.423 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, sendo 2.565 pela ampla concorrência e 2.858 pela reserva de vagas. E distribuídas em 109 cursos presenciais de graduação nos campi da Ufal localizados em Maceió e no interior de Alagoas. No ano de 2024, haverá somente uma edição do Sistema de Seleção.
Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e acompanhar as atualizações no site da Copeve/Ufal. A data oficial para o período de inscrição ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), mas a expectativa é de que, assim como nos anos anteriores, o Sisu seja realizado no início do ano.
“A divulgação das notas do Enem 2023 estão previstas para serem divulgadas no dia 16 de janeiro de 2024. Estamos na expectativa de que estejamos com a primeira chamada já finalizada entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro”, informa o responsável institucional do Sisu na Ufal, Zeuxis Costa.
Outra novidade na próxima edição do Sisu é a atualização da lei de cotas, nº 12.711/2012, que incluiu a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda. Anteriormente, o valor era de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, agora é de até 1 salário mínimo por pessoa da família.
Quem pode se inscrever?
Poderão se candidatar a uma das vagas ofertadas pela Ufal aqueles que participaram do Enem 2023 e não zeraram a prova de redação. No ato da pré-matrícula, é necessário apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou comprovar que concluirá o período de acordo com as condições determinadas pela Universidade.
Zeuxis ainda informa que, até o dia 16 de janeiro, será publicado o edital na página da Copeve com mais informações sobre o preenchimento das vagas ofertadas pela Ufal no Sisu 2024.
Termo_Adesão_577_UFAL_-_SiSU_2024.1.pdf
/Ascom Ufal