A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou, nesta terça-feira (9), a concessionária de água e esgoto de Maceió, BRK Ambiental, após causar transbordamento de esgoto sem tratamento na Avenida Deputado Humberto Mendes, às margens do Riacho Salgadinho.
O problema foi identificado através de denúncias da população, que relatou intenso transbordamento nos poços de visita, nas proximidades da estação elevatória de esgoto da BRK, no Centro de Maceió.
O alagamento causou transtornos para os moradores e para quem passava na avenida, além do dano ambiental ao lançar de forma irregular os efluentes sem tratamento na via, que acabaram chegando ao Riacho Salgadinho, que deságua no mar.
A infração cometida pela BRK está descrita no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4548/96), nos artigos 113 e 177, que dispõem sobre a proibição do lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais, e no artigo 178, incisos III e XX, que tratam sobre a falta de comunicação ao órgão ambiental do episódio e do despejo de efluentes na rede de colisão de águas pluviais.
Após o recebimento da autuação, a empresa terá 30 dias para apresentar defesa junto à Semurb. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que atua de forma integrada com a Semurb na Operação Línguas Sujas, também estiveram no local e realizaram o reparo na rede de drenagem.
Outras atuações
Ainda nesta terça-feira, a BRK Ambiental foi autuada por outros dois crimes ambientais no bairro Jaraguá. Durante as fiscalizações, foram identificados o extravasamento da rede esgoto na Rua Rocha Cavalcante e a ligação clandestina da rede de esgoto da BRK à rede de galerias de águas pluviais na Rua Sá e Albuquerque.
Como denunciar
A população pode denunciar infrações ambientais, ao entrar em contato pelo número (82) 3312-5242 ou enviar um e-mail para coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br.
A colaboração da sociedade desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente.
/Assessoria