A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) em parceria com o Senac e a BRA Serviços Administrativos estão preparando jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. A ação faz parte do Projeto + Oportunidade e beneficia 14 adolescentes que serão inseridos no programa Jovem Aprendiz.
Gabriel Silva é um dos adolescentes beneficiados e não escondeu a alegria de receber essa oportunidade.
“É muito legal ver pessoas que nos enxergam com um bom futuro, e essa oportunidade que temos representa isso. Estou muito feliz em conseguir essa vaga e ajudar tanto minha vida, como a da minha família”, disse.
Os jovens são de diversos bairros de Maceió, retirados do trabalho infantil e desprotegido, que recebem uma oportunidade de aprendizagem e de mercado através da iniciativa da Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes por meio do Projeto + Oportunidade.
Segundo a diretora da Primeira Infância, Márcia Melo, a articulação da secretaria com os órgãos representa a sensibilidade da Prefeitura de Maceió em oportunizar a esses jovens que estão em situação de vulnerabilidade social adquiram conhecimento e ingressem no mercado de trabalho.
“É uma ação muito importante que está sendo colocada em prática, em oferecer todo o suporte para esses adolescentes que estão iniciando suas carreiras a conseguirem mudar sua realidade através da educação e da sensibilidade da Prefeitura de Maceió em oportunizar uma chance de crescer como ser humano e como profissional”, explicou Márcia.
O analista educacional do Senac, Fábio de Melo, falou sobre a importância desta parceria e como essas ações mudam a realidade de muitos maceioenses.
“Hoje, esses jovens estão começando com o pé direito para uma bela jornada de suas vidas e ficamos felizes como uma escola de formação, fazer essa parceria com a Semdes e a BRA para trazer esses alunos e oportunizar com conhecimento e uma vaga no mercado de trabalho, mostrando as possibilidades que eles terão no âmbito profissional com uma boa educação”, destacou Fábio.
O programa de aprendizagem funciona entre três etapas, sendo a primeira em sala de aula durante um período de 40 horas com acompanhamento de um professor. A segunda, com carga horária de 400 horas tem aulas no Senac e aulas práticas na empresa. A última fase consiste numa carga de 680h trabalhando na empresa.
Após o processo de aprendizagem e de preparação, os jovens serão encaminhados para a empresa BRA Serviços Administrativos onde assinarão seus contratos para iniciar a jornada de trabalho.
No ano passado, a Subsecretaria da Primeira infância, da Criança e do Adolescente a equipe de Abordagem Social da Semdes, a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente(CMDCA) realizaram uma ação de busca ativa para dá assistência a mães com crianças de colo, em mendicância e crianças em situação de trabalho infantil.
Os adolescentes que foram encontrados em situação de trabalho infantil foram encaminhamentos para escolas e participaram de uma capacitação com o CIEE, para qualificação profissional, e inscrição no cadastro das empresas para o programa Jovem Aprendiz.
/Ascom Semdes