Montez Oliveira
Todo mês de janeiro, no calendário da temporada de premiações, é sempre marcado por uma correria na indústria cinematográfica, seja devido às premiações das primeiras semanas (Globo de Ouro, Critic’s Choice) ou, principalmente, pelas indicações ao maior prêmio da indústria: o Oscar. O ano de 2023 foi notável por dois dos maiores eventos cinematográficos recentes: o lançamento de “Barbie”, que rendeu a Greta Gerwig o título de primeira diretora a alcançar uma bilheteria de mais de um bilhão de dólares; e “Oppenheimer”, o novo filme de Christopher Nolan, que afasta o diretor de seus habituais vícios fílmicos. Ao lado do filme da boneca, surge o “Barbenheimmer”, agitando os cinemas e atraindo muitos espectadores, seja de rosa ou de preto, que estavam afastados das salas desde o fim da pandemia.
Ambos os filmes foram aclamados e reconhecidos na premiação. O filme de Nolan conquistou 13 indicações, incluindo Melhor Filme, Direção, Ator e Roteiro Adaptado. Já “Barbie” recebeu indicações para Ator Coadjuvante com Ryan Gosling e Atriz Coadjuvante com America Ferrera, mas foi marcado por esnobes notáveis: tanto Margot Robbie, o rosto do filme, quanto Gerwig não obtiveram nomeações. Fica a sensação de que, na categoria de direção, só há espaço para uma mulher de cada vez. Justine Triet, a indicada, se tornou a nona mulher nessa categoria em 96 anos de premiação. Até hoje, apenas 3 mulheres venceram: Kathryn Bigelow, Chloé Zhao e Jane Campion. Assim como Gerwig e Triet, outra diretora que merecia reconhecimento seria Celine Song de “Vidas Passadas”, que estreia esta semana nos cinemas brasileiros. O filme, aliás, recebeu indicações a Roteiro Original e Melhor Filme, indicando que conquistou os votantes ao abordar uma história de amor madura entre dois amigos de infância.
Já que mencionamos Justine Triet, outro filme que estreia esta semana e recebeu destaque, além do apreço da Academia, foi “Anatomia de uma Queda”. O longa possui uma trajetória interessante: sendo uma produção francesa vencedora da Palma de Ouro em Cannes, não foi a escolha da França para concorrer na categoria de Filme Internacional no Oscar. Assim, a jornada para a premiação torna-se ainda mais desafiadora. No entanto, Justine Triet e sua equipe confiaram na narrativa e conquistaram espaço em diversas premiações. O filme chega à premiação com força na categoria de Roteiro Original, sendo um dos favoritos. Além disso, obteve indicações em Montagem, Direção, Filme e Atriz, com Sandra Hüller, que também está presente em outro filme da temporada: “Zona de Interesse”.
Abordando de maneira diferente a temática do nazismo, o filme dirigido por Jonathan Glazer também recebeu 5 indicações, incluindo Filme Internacional, Som, Roteiro Adaptado, Direção e Filme. Outro filme que lidou com as delicadas cicatrizes de um país foi “Assassinos da Lua das Flores”, épico de Martin Scorsese que, até alguns meses atrás, era o favorito para as principais categorias do Oscar. Apesar de ter conquistado 10 indicações, o filme foi alvo de dois esnobes notáveis: o primeiro em Roteiro Adaptado, já que o longa parte do livro de David Grann, mas muda a perspectiva para o olhar dos Osage. O segundo foi a não-indicação de Leonardo DiCaprio, cujo trabalho é de enorme sensibilidade, ao lado da excelente Lily Gladstone, indicada à categoria de atriz principal, promete uma disputa acirrada com Emma Stone, protagonista de “Pobres Criaturas”.
Este último filme é um dos projetos mais aguardados do ano. Dirigido por Yorgos Lanthimos (que garantiu sua indicação à Direção), o filme acompanha a história de Bella Baxter, trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter. Buscando explorar mais o mundo, ela foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação. Outro filme que conquistou a Academia foi “Os Rejeitados”, de Alexander Payne. Paul Giamatti, indicado a Ator Principal, entrega uma das performances mais sensíveis do ano, enquanto Da’Vine Joy Randolph, indicada para Atriz Coadjuvante, é a grande aposta para a vitória na premiação. Desde o início da temporada, ela vem acumulando prêmios, sendo impossível não imaginar que ela conquiste a estatueta dourada.
Na mesma categoria, um esnobe foi percebido: o de Julianne Moore. Dividindo a cena com Natalie Portman, também não indicada, em “Segredos de um Escândalo”, as atrizes são responsáveis por duas das interpretações mais marcantes e ambíguas do ano. Ao abordar o mundo dos atores e dos filmes inspirados em true crime, o longa dirigido por Todd Haynes expõe a violência através das lentes do exagero. Charles Melton, um dos principais nomes do filme e, até dezembro, um dos favoritos para a indicação em Ator Coadjuvante, viu suas chances desaparecerem. O filme, por outro lado, conquistou uma indicação a Roteiro Original, destacando-se como uma das categorias mais interessantes e disputadas em um ano em que “Oppenheimer” parece ser favorito em quase todas as categorias em que foi indicado.
Para saber onde assistir aos filmes indicados à categoria principal, confira a lista abaixo:
– “American Fiction”: ainda sem data de estreia no Brasil.
– “Anatomia de uma Queda”: chega aos cinemas nesta quinta, 25 de janeiro.
– “Barbie”: o blockbuster de Greta Gerwig está disponível na HBO Max.
– “Os Rejeitados”: continua em exibição nos cinemas.
– “Assassinos da Lua das Flores”: o épico de Martin Scorsese está disponível na Apple TV+.
– “Maestro”: o filme dirigido por Bradley Cooper está disponível na Netflix.
– “Oppenheimer”: disponível para compra e aluguel em diversas plataformas.
– “Vidas Passadas”: o belo longa de Celine Song chega aos cinemas nesta quinta, 25 de janeiro.
– “Pobres Criaturas”: protagonizado por Emma Stone, tem estreia marcada para 1 de fevereiro.
– “Zona de Interesse”: chega aos cinemas brasileiros em 15 de fevereiro.