Redação
O presidente da cooperativa Pindorama, Klécio Santos, enfrenta um dilema em sua vida empresarial e política.
A cooperativa foi denunciada no Ministério Público Estadual por estar beneficiando a atual gestão do prefeito de Viçosa, João Victor, que é filho do comandante da Pindorama.
Em Viçosa, a turma de Klécio deve enfrentar uma oposição organizada pelo deputado estadual Chico Tenório que pretende lançar seu filho, Francisco Tenório Filho, para a disputa.
Desavença pública
Em 2022, o deputado Francisco Tenório soltou o verbo contra Klécio Santos, presidente da Pindorama, por não ter cumprido o acordo político estabelecido entre eles para as eleições daquele ano.
Chico chamou Klécio de covarde e traidor: “Quem não cumpre acordo na política é traidor”.
O parlamentar disse que o cenário começou com duas atitudes que “não são de homem de bem”. No caso, Klécio apoiaria a candidatura de Tenório à reeleição, mas no meio do alinhamento político o presidente da Pindorama decidiu que lançaria seu outro filho, João Paulo, como candidato a deputado estadual.
“Se você for candidato (Klécio), não tem problema nenhum, mas é preciso que a gente reveja o nosso acordo e vamos discutir composições políticas em cima dos eleitores de Viçosa, Chã Preta, da região”, afirmou o deputado, na época do embate.
Coruripe, outro desafio
A vida empresarial de Klécio Santos tem fortes ligações com o município de Coruripe.
Após as pazes firmadas entre o deputado federal Marx Beltrão e o prefeito Marcelo Beltrão, a possibilidade de Klécio indicar o vice-prefeito é praticamente nula na cidade.
Com os bastidores em ebulição no litoral sul de Alagoas, a relação entre Klécio e os Beltrão, ao que parece, não é das melhores.
Enquanto Klécio se divide entre o comando da Pindorama e as prováveis disputas eleitorais, sua imagem segue sendo desgastada no ramo do cooperativismo.
Insaciável
Não bastasse a Pindorama, Viçosa, Coruripe e outras interferências políticas no Estado, Klécio montou a Chapa 2 para comandar a Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (OCB/AL).
A Chapa 2 conta com o apoio das cooperativas Unimed e Sincred, duas gigantes do cooperativismo brasileiro nos ramos saúde e crédito, respectivamente.
Segundo decisão do Poder Judiciário, a eleição da OCB/AL acontece agora no dia 1° de março.
A série de acusações envolvendo Klécio e a Pindorama não caiu nada bem para as cooperativas que têm sua imagem atrelada a Chapa 2 na disputa da OCB/AL.