*Redação
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) entregou a doação de 4 mil absorventes higiênicos para as mulheres do Grupo Espírita Amor e Esperança (Geame), na Vila Emater II, no bairro de Jacarecica.
Luciana Omena, secretária especial da Presidência do TJAL e coordenadora da campanha “Um Fluxo de Amor”, esteve presente no momento e auxiliou na entrega dos itens. A iniciativa arrecadou, entre 19 de fevereiro e 8 de março deste ano, o total de 30.216 absorventes.
“Gostaria de agradecer mais uma vez a todos que doaram, vocês não imaginam o bem que fizeram ao trazerem esses produtos que estamos entregando para aquelas mulheres que realmente não têm condições de comprar absorventes”, falou secretária.
Dentre as beneficiadas do Geame, estão dezenas de mães solteiras e um grupo de 26 adolescentes. Todas vivem em situação de vulnerabilidade na Vila Emater II, uma das comunidades mais carentes da capital alagoana.
O grupo Amigos da Sopa, entidade a qual estão vinculadas mais de 160 mulheres e entre elas, muitas adolescentes, também recebeu 4.006 absorventes.
Andreia dos Santos frequenta a instituição durante toda a semana. Ela contou que participa, de terça e quinta, do curso de Padeiro, e nas quartas e sextas aprende a ler e escrever.
“Esse absorvente chegou na hora certa porque eu fiz um ‘negócio’ do programa de absorventes e toda vez que chego na farmácia nunca tem. Da última vez que eu cheguei lá, a mulher estava distribuindo os últimos e o dinheiro do absorvente foi usado na passagem”, contou.
Michele Vera Cruz, assistente social dos Amigos da Sopa, agradeceu a colaboração do TJAL e contou um pouco do trabalho realizado pela instituição.
“A gente trabalha o social e emocional delas, alfabetizamos pessoas idosas, levamos um pouco de carinho, de humanidade desse mundo tão sofrido e carente, pessoas que não tem condições de comprar o absorvente. Hoje com a campanha do Poder Judiciário estamos podendo ajudar as mulheres a terem um pouco mais de dignidade”, falou.
Nesta quinta-feira (21), o cronograma de entregas dos absorventes prossegue na cidade de Maceió. A campanha irá até outras duas entidades de bairros onde mulheres vivem em situação de vulnerabilidade.
A segunda edição da campanha Um Fluxo de Amor arrecadou 30.216 absorventes higiênicos, volume quase quatro vezes superior às 8.200 unidades doadas em 2023.
/TJAL