*Redação
No último domingo (24), Alagoas recebeu um voo fretado vindo direto do Uruguai, especialmente para a Semana Santa de 2024 no estado. Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) estabeleceu conexão internacional partindo de Montevidéu, capital uruguaia, resultado de uma articulação entre a Setur e as operadoras HiperViajes e a Abtour.
Com antecedência na venda das passagens, a aeronave, um Airbus A320Neo, chegou ao estado com sua capacidade máxima, 174 passageiros. A conquista foi anunciada durante a Feira Internacional do Turismo (FIT), na Argentina, em 2023. Os turistas permanecerão por sete dias em Alagoas, desfrutando de um pacote que conta com passeios por diversos atrativos turísticos.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o voo abre possibilidade para que o trecho possa entrar na malha aérea regular. “Manter o voo com conexão direta do Uruguai para Alagoas, é a consolidação de todo o trabalho que desenvolvemos no turismo internacional nos últimos anos. Citando, especificamente, o mercado uruguaio, o qual não realizava operação para Alagoas há 28 anos, é uma vitória nossa”, comemorou a secretária.
“Ter um voo com lotação máxima nos mostra que o Destino Alagoas é benquisto internacionalmente e que o trabalho de promoção do nosso destino tem trazido resultados positivos para o setor turístico do estado. Seguiremos trabalhando para fortalecer ainda mais o nosso turismo internacional e trazer ainda mais conquistas para Alagoas”, concluiu Bárbara Braga.
O anúncio do primeiro voo conquistado pelo Governo do estado, fazendo a conexão Uruguai e Alagoas, aconteceu ainda em 2022, durante a Feira Internacional de Turismo realizada em Buenos Aires. O voo foi operado na Semana Santa de 2023, sendo um sucesso já em sua primeira operação. Durante a edição 2023 do mesmo evento, HiperViajes, Abtour e Setur confirmaram a continuação da conexão internacional para 2024.
No ano passado, o estado de Alagoas registrou o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos. De acordo com dados da Polícia Federal, divulgados pela Embratur e analisados pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, foram cerca de 10 mil estrangeiros que chegaram à capital alagoana só no ano passado.
A maior parte dessas pessoas de fora do Brasil, cerca de 62%, são da América do Sul, sendo a Argentina o principal país emissor de turistas internacionais para Alagoas. Outros 37% têm nacionalidade europeia, e a origem mais frequente dos visitantes é Portugal.
/Setur