Redação
Esvaziada e tratada pela imprensa nacional como sem rumo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem marcou uma nova data para fazer a visita aos bairros afetados pela mineração em Maceió. Será no dia 8 de maio.
A inspeção in loco estava prevista para esta semana, mas foi cancelada por conta de votações prioritárias que aconteciam no Congresso Nacional, o que demonstra a pouca efetividade da investigação, que deve terminar como a municipal finalizada em 2019: em pizza.
Os senadores já obtiveram aquilo que já se sabia, a confissão de culpa da Braskem pelos danos socioambientais na capital alagoana, além da omissão de órgãos fiscalizadores, mas sem outras grandes revelações. Agora, pretendem terminar os trabalhos até o fim de maio.
Primeiro vão cumprir agenda em Maceió. Na semana seguinte, serão colhidos os últimos depoimentos, para que no dia 15 seja apresentado o relatório final, ficando para a outra semana, a votação e aprovação. Dessa forma, Omar Aziz (PSD-AM) e Rogério Carvalho (PT-SE) encerram o assunto de vez.