O governo federal divulgou o calendário de pagamentos de salários e proventos para 1,2 milhão de servidores ativos, inativos e pensionistas da administração pública federal em 2024. O cronograma também prevê as datas de liberação das duas parcelas do 13º salário no ano.
Conforme anunciou a União, os pagamentos dos servidores continuarão sendo realizados sempre no primeiro dia útil de cada mês. A regra não se aplica apenas aos funcionários do Governo do Distrito Federal (GDF) que atuam na segurança pública — eles recebem os proventos até o quinto dia útil de cada mês.
Como é padrão, os funcionários públicos recebem o adiantamento de 50% da Gratificação Natalina junto ao pagamento de junho. Posteriormente, na folha de novembro, há o recebimento do restante da Gratificação Natalina, com eventuais descontos.
As datas valem para as administrações direta e indireta, além dos empregados das empresas públicas e das sociedades de economia mista sob controle da União.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o calendário não se aplica a órgãos e entidades que, em razão de disposições específicas, adotam data de pagamento anterior ao primeiro dia útil do mês subsequente ao da competência respectiva.
Veja como fica o calendário de pagamento:
- Abril — 1º de maio
- Maio — 3 de junho
- 13º (50% do valor, sem descontos) — 1º de julho
- Junho — 1º de julho
- Julho — 1º de agosto
- Agosto — 2 de setembro
- Setembro — 1º de outubro
- Outubro — 1º de novembro
- Novembro — 2 de dezembro
- 13º (50% do valor, com descontos) — 2 de dezembro
- Dezembro — 2 de janeiro de 2025.
/Metrópoles