Na tarde do último domingo (5), um eleitor foi preso em flagrante, no município de São José da Tapera, por apresentar comprovante de residência falso ao solicitar a transferência do domicílio eleitoral. O eleitor responderá pelos crimes de uso de documento falso e transferência irregular, previstos no art. 289 do Código Eleitoral.
De acordo com o servidor Allef Alcântara, chefe de cartório da 51ª Zona Eleitoral, com sede no município onde ocorreu o crime, o cidadão se dirigiu ao cartório e solicitou a transferência de domicílio. Ao fazer a verificação do QR constante na 2ª via da conta da Equatorial, o atendente constatou que o comprovante pertencia a outra pessoa, com endereço em Maceió.
“Todos os servidores que atuam no atendimento aos eleitores estão atentos para as tentativas de fraude na apresentação de comprovantes falsos de residência, seja presencialmente ou online. Em todo o Estado já há vários inquéritos abertos para investigar esses eleitores que tentaram enganar a Justiça Eleitoral e hoje conseguimos flagrar este cidadão”, explicou Allef.
Quando detectada a tentativa de fraude, um procedimento de investigação interna é aberto e as evidências são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, que fica responsável pelo encaminhamento da suposta fraude à Polícia Federal.
/TRE-AL