Na última terça-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras. Magda Chambriard foi convidada para ser a substituta de Prates e já aceitou assumir o cargo.
O agora ex-presidente da empresa foi demitido pessoalmente por Lula. O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira e o ministro da Casa Civil Rui Costa estiveram presentes no momento. Segundo informações, Lula decidiu pela demissão de Prates após uma sequência de desentendimentos com o governo.
A crise começou quando a empresa informou que não faria o pagamento de dividendos extraordinários no começo de março. Por trás da decisão, estaria a intenção do governo em ampliar os seus investimentos.
A nomeação de Magda Chambriard para o cargo de presidente da Petrobras foi recebida com expectativa e interesse por parte dos especialistas do setor. Ela foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff e atuou como funcionária de carreira da petroleira por 22 anos.
Nota da Petrobras:
“A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prates, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.”
/Redação com agências