Ana Júlia Gomes*
Na próxima sexta-feira (17), a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) irá conceder a Medalha de Mérito Guerreiras e Guerreiros Alagoanos a Rafael Machado, representante nacional da população em situação de rua de Alagoas.
A entrega da medalha, proposta pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros, homenageia figuras que contribuem com projetos de desenvolvimento e direitos humanos voltados para causas políticas, sociais, culturais ou jurídicas no estado de Alagoas.
Rafael Machado foi o nome escolhido por unanimidade pela Assembleia Legislativa para receber a homenagem. “Eu me sinto, primeiramente, muito privilegiado e honrado. Depois de ter passado 14 anos em situação de rua, hoje eu represento essas pessoas no Conselho Nacional de Assistência Social, estou na coordenação nacional do movimento”, disse ele, emocionado.
O representante afirma que luta pela melhoria dos equipamentos públicos já existentes, mas ressalta que as ações implementadas ainda não conseguiram chegar onde deveriam, muito menos atingir quem realmente necessita de atendimento. “As políticas públicas que temos em Maceió são mínimas para esse público, não comporta a quantidade de pessoas em situação de rua”, frisou.
“Rafael tem dedicado sua vida em defesa da população em situação de rua, pautando as autoridades alagoanas e brasileiras para que essas pessoas saiam da invisibilidade e passem a ser atendidas pelo poder público, buscando garantir o mínimo de dignidade a elas. Por isso, ele é merecedor dessa medalha”, afirma o deputado Ronaldo Medeiros, propositor da homenagem.
/Estagiária com supervisão