As obras de construção da Nova Via de Ligação entre as avenidas Menino Marcelo e Durval de Góes Monteiro começaram. Ao todo, a via expressa terá 2,3 quilômetros de extensão e contará com duas faixas de tráfego em cada sentido, canteiro central, rotatória, duas pontes, além de ciclovias e calçadas acessíveis.
Projetada para ser um dos principais corredores da cidade, a nova via está sendo implantada entre o cruzamento da Galba Novaes de Castro, na Durval de Góes, e o cruzamento da Rua Audálio Lopes da Silva, na Menino Marcelo.
A entrega da Via de Ligação está prevista para o primeiro semestre de 2026. Esta e outras dez ações para a melhoria da mobilidade urbana em Maceió foram definidas a partir do Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
O projeto da Nova Via de Ligação também foi pensado para promover o deslocamento seguro de automobilistas e ciclistas, permitindo uma maior integração entre os centros comerciais dos bairros da parte alta de Maceió.
A avenida vai contar com mobiliário urbano, como pontos de ônibus, além de moderna iluminação pública. Diversos estudos prévios foram produzidos para minimizar impactos e otimizar resultados sociais e ambientais.
Com isso, apenas 34% do traçado da obra vai passar por áreas ocupadas, e a instalação de duas pontes ao longo da via foi projetada para evitar aterro de “grotas” existentes na região. Com alturas de 27 e 21 metros, a construção das pontes vai diminuir interferências na flora
Caso necessário, a vegetação será remanejada de maneira sustentável durante todas as etapas da obra, e uma área com as mesmas dimensões – aproximadamente 11 hectares – será totalmente recuperada em locais da cidade determinados pelo Município.
Pacote de mobilidade
A construção da Nova Via de Ligação e as outras medidas para a melhoria da mobilidade urbana definidas no acordo com as autoridades são planejadas pelo Município e executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem.
As intervenções são fiscalizadas pelo poder público e devem durar cerca de três anos e meio. O orçamento é de R$ 360 milhões e esse valor é corrigido anualmente.
Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de mais de 33 quilômetros de vias, implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias, requalificação de passeios públicos e estacionamentos, nova iluminação, drenagem de águas pluviais, e um sistema de semáforos inteligentes já em funcionamento.
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/Assessoria