Segundo estudo da consultoria Arko Advice, divulgado pelo jornal Estadão, no mês de maio, o presidente Lula atingiu o pior índice de apoio na Câmara nos últimos 13 meses.
No mês em questão, apenas 46,47% dos deputados acompanharam o Governo nas votações. É o número mais baixo desde abril de 2023, quando a taxa de adesão foi de 46,39%.
Desde fevereiro deste ano, o levantamento da Arko Advice mostra uma queda notória no apoio de deputados e senadores às pautas defendidas por Lula. Na prática, isso implica dizer que os parlamentares não estão concordando com as ideias do Governo.
A maioria dos deputados e senadores eleitos em 2022 são conservadores. Entre os partidos que mais apoiam o presidente nas votações, o Partido Comunista leva o primeiro lugar com 94,15%. O PT, sigla de Luiz Inácio Lula da Silva, ocupa 3º lugar no ranking, com 85,40%.
Na pesquisa da Arko Advice são levadas em conta as votações nominais e abertas que aconteceram na Câmara com orientação de voto apresentada pela liderança do governo na Casa.
/Redação com Estadão