Da Redação
Trabalhadores tercerizados da Saúde de Maceió relatam atrasos no pagamento de seus salários, além de não terem direito a férias remuneradas e décimo terceiro.
Segundo os profissionais, que preferem não se identificar, o descaso da prefeitura de Maceió com a categoria vem desde 2020. A situação só mudou dois anos depois, quando foram contratados pelo Instituto Gestão Aplicada.
“Em agosto de 2022, fomos contratados pelo IGA. A princípio, foi um pouco melhor, pois passamos a ser regidos pela CLT, com direito a férias e décimo, mas daí começaram os atrasos no final daquele ano, no meio de 2023 e agora novamente”, disse a fonte, que solicitou sigilo por receio de represálias.
A empresa alega que os pagamentos não são executados em virtude de atrasos no repasse por parte da prefeitura. O instituto aponta que, por isso, não consegue pagar os profissionais no quinto dia útil.
“Já está assim há uns 3 meses. Para se ter uma ideia, os concursados vão receber o mês de junho na sexta-feira, enquanto nós não sabemos nem quando receberemos o mês de maio. Recebemos no dia 21 o referente a abril”, lamenta.
Eles relatam que já acionaram os sindicatos da categoria, no entanto, não tiveram retorno até o momento. Ao tentar cobrar justificativas pelas redes sociais ao prefeito de Maceió, JHC, os trabalhadores da Saúde da cidade são bloqueados.
“Nós somos médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais. Todos nós estamos desestimulados e isso reflete direto no atendimento à população. É estresse, doenças e sem contar as contas atrasadas acumulando todos os meses”.