Redação*
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) esclareceu dados do eleitorado de Barra de Santo Antônio. O cartório da 17ª Zona Eleitoral aponta que, segundo dados do Sistema Elo, até a última terça-feira (18), 15.388 eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. O tribunal ressalta, ainda, que há 1785 eleitores com os títulos cancelados e 56 com os documentos suspensos.
De janeiro de 2023 a maio de 2024, quando houve o fechamento do cadastro de eleitores, foram registrados 1.185 alistamentos e 2.320 transferências para o município. De acordo com Kleber Borba Rocha, juiz da 37ª Zona Eleitoral, o cartório atuou no sentido de evitar transferências fraudulentas.
“Fizemos uma análise minuciosa das documentações apresentadas pelos eleitores, inclusive conferindo a veracidade dos comprovantes de residência fazendo consultas a sites de empresas como Equatorial e BRK, por exemplo”, explicou.
O juiz ressalta que o cartório eleitoral ainda realizou, por amostragem, diligências em endereços de eleitores e publicou editais com nomes dos eleitores que tiveram os seus pedidos deferidos, de modo a permitir eventuais impugnações dos partidos políticos.
*com informações do TRE-AL















