Segundo o Atlas da Violência 2024, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) junto ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em relação a dados de 2022, Norte e Nordeste são as regiões onde houveram mais homicídios no país.
O relatório do Atlas, publicado nesta terça-feira (18), mostra que dos cinco estados com maior ocorrência proporcional de assassinatos, por 100 mil habitantes, três são do Norte e dois do Nordeste. O relatório do Atlas aponta ainda que das 20 cidades mais violentas, 16 são nordestinas.
Na ranking das 12 capitais com maior taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes, Maceió ocupa o 8º lugar (41,5), ficando na frente de Teresina (40,4), Boa Vista (39,2), Natal (36,9), Palmas (32,0).
O Atlas da Violência 2024 diferenciou homicídios “registrados” e “estimados”. Os registrados são aqueles cujos dados foram retirados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.
Por outro lado, os estimados somam homicídios registrados e ocultos, que são assassinatos, agressões, suicídios e acidentes que entram no sistema do Ministério da Saúde como causa indeterminada.
/Redação com agências