Redação*
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) divulgou um aviso meteorológico alertando que a chuva deve continuar a ser registrada durante toda a terça-feira (9). Há indicativo de continuidade das chuvas de intensidade fraca a moderada na metade leste do estado até a quarta-feira (10). As regiões atingidas são: o Litoral, a região metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco.
“A atuação cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, associado ao escoamento de leste/sudeste transportando umidade do Oceano Atlântico, favorecem a formação de nebulosidade sobre a metade leste do Estado de Alagoas nas próximas 48 horas. Estas condições meteorológicas poderão gerar acumulados pluviométricos significativos sobre o Estado de Alagoas durante esta terça-feira podendo se estender pela quarta-feira”, mostra a previsão da Semarh-AL.
Com a continuidade da chuva, e com a soma dos acumulados já registrados nas últimas 24 horas, há risco elevado de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos córregos, riachos e rios e aumenta significativamente o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
Até o momento não há risco de transbordamento dos principais rios do Estado de Alagoas. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. “Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou hidrometeorológico”.
Alerta amarelo do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta amarelo até às 10h de quarta-feira. No aviso de acumulado de água com perigo potencial, a chuva deve ser registrada entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
As instruções são: evite enfrentar o mau tempo; observe alteração nas encostas; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Dentre as 67 cidades de Alagoas inseridas no alerta estão Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Olho d’Água Grande, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares, Viçosa.
/com Agências