Redação
Nesta quinta-feira (18), os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) se organizam para protestar contra o atual prefeito de Maceió, JHC. O ato irá acontecer na entrada da Universidade, às 16h.
Os diretórios e centros acadêmicos de diversos cursos se planejaram para o protesto após a retirada de quase todos os ônibus que entram no campus A.C. Simões, em Maceió. Os estudantes alegam que foram surpreendidos pela decisão, sem qualquer diálogo ou debate com os alunos ou suas representações.
O corpo discente da universidade afirma que o bloqueio das 8 linhas que faziam o percurso por dentro do campus afeta significativamente o dia a dia dos alunos, principalmente de pessoas com deficiência, uma vez que precisarão se deslocar tardiamente para fora do campus para conseguir pegar o transporte para casa.
O ato estudantil tem como objetivo exigir qualidade e acesso à cidade para todos, buscando a construção coletiva de políticas de mobilidade para o município. Os organizadores esperam conseguir reverter a situação dos ônibus, e reiteram o descaso de JHC com os estudantes da Universidade Federal.
Em uma publicação nas redes sociais, o Diretório Acadêmico de História (DAHIS) afirmou que o prefeito, mesmo em ano de eleição, não deixa de apunhalar a classe estudantil-trabalhadora, e que o momento exige uma mobilização intensa e coordenada.