Redação – Atualizada
Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) bloquearam, na tarde-noite desta quinta-feira (18), um trecho da rodovia BR-104, na frente da instituição, para protestar contra a retirada de oito linhas que agora não passam mais pelo campus Maceió.
A medida de modificar o trajeto dos coletivos foi tomada pela gestão do prefeito JHC (PL). No lugar, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) adicionou uma linha chamada Circular – Ufal, que trafega dentro do campus, mas que não supre a demanda dos alunos.
Esta é a primeira semana da mudança e os alunos já estão protestando pelo retorno do itinerário antigo. Com cartazes, eles pedem que “o prefeito JHC devolva os ônibus”. Além disso, cobravam uma reunião com o superintendente da DMTT, André Costa, para ouvir as demandas dos alunos.
A decisão pela mudança nas linhas foi criticada por professores também, sobretudo pela falta de diálogo, já que a gestão municipal realizou estudos, porém, se esqueceu do básico: ouvir a opinião dos próprios usuários do transporte.
Quem pegava essas linhas, tem que agora descer na porta e caminhar centenas de metros a pé ou esperar o tempo da integração para chegar aos blocos, prejudicando, em especial, aqueles discentes e trabalhadores das unidades do fim da Ufal. A falta de segurança também é reclamada.
- Atualização: a rodovia foi liberada por volta de 18h30, após a DMTT concordar com uma reunião para discutir o tema e uma solução.